Prêmio Polo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente destaca empresas

 

 

Prêmio Polo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente destaca empresas com melhores práticas no Complexo Industrial de Camaçari

 

 

 

Em sua 17ª edição, o Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente destaca as empresas que apresentaram melhor desempenho na gestão de SSMA no Polo Industrial de Camaçari. A solenidade de premiação ocorreu no dia 11 de junho, às 9h, no Parque Sauípe. Referência nacional para a indústria, o Prêmio traz uma contribuição efetiva para a melhoria das práticas de prevenção de acidentes e de gestão segurança, saúde e meio ambiente das empresas do complexo, independente de sua participação ou não, pois todas passam pelo processo de auditoria.

 

O evento contou com a presença do secretário do Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler, da Coordenadora de Meio Ambient do Ministério Público do Estados da Bahia, promotora Cristina Seixas, do secretário de Desenvolvimento Econômico de Camaçari, Djalma Machado, do gerente de Gestão Empresarial da Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim, Luiz Shizuo, de representantes das prefeituras e líderes comunitários de Camaçari e Dias D´Ávila, além de integrantes das empresas do Polo.

 

Nesta edição, 22 empresas foram auditadas no período de março a maio de 2014 por mais de 60 auditores. “As auditorias geraram mais de 2.200 sugestões de melhorias”, afirma o superintendente de SSMA do Cofic, Aurinézio Calheira, ressaltando que “o prêmio motiva as empresas a melhorar a sua performance em SSMA, com a participação de todos os profissionais das áreas envolvidas, gestores e contratados. Todos se empenham para atender ao Guia de Auditoria e aperfeiçoar as suas práticas diárias”.

 

O Prêmio Polo de SSMA foi criado pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari com o objetivo de estimular a troca de experiências entre as empresas, fomentar a melhoria na gestão de SSMA, reduzir o número de acidentes e tornar o Polo de Camaçari um local reconhecidamente seguro. “A taxa que era de 12 acidentes com afastamento em 1997 caiu para dois acidentes com afastamento para cada milhão de horas homem trabalhadas”, relata Aurinésio Calheira.

 

Além disso, a premiação tem contribuído para a melhoria das ações ambientais, com metas cada vez mais altas de redução de consumo de energia, água e emissões atmosféricas, além de redução e aproveitamento de resíduos. Ganhos significativos também são registrados na gestão da saúde e higiene ocupacional.

 

As avaliações são balizadas no rigoroso Guia de Auditoria do Cofic, que estabelece 19 elementos estratégicos de análise para pontuação das empresas. Com mais de 1.400 quesitos, as empresas precisam apresentar cerca de três mil evidências para alcançar a Excelência em SSMA. Devido ao grau de exigência, em 17 anos apenas três empresas alcançaram o nível de Excelência – Braskem, Deten Química e Dow Química Aratu. O regulamento do Prêmio é revisado periodicamente e, este ano, incluiu a categoria Bronze.

 

EMPRESAS PREMIADAS

 

Categoria Ouro - Excelência: Braskem Unib,  Braskem PE 1, Braskem PE 2, Braskem PE 3 Braskem Cloro Soda, Braskem PVC, Dow Aratu e Deten Química.

Categoria Ouro – 5  Estrelas:  Emca – Empresa Carioca de Produtos Químicos, Oxiteno do Nordeste, Petrobras Fafen e Cetrel.

Categoria Prata – 4 Estrelas: Ultracargo

Categoria Bronze – 4 Estrelas:  Acrinor, EDN – Estireno do Nordeste, QGN - Química Geral do Nordeste, Proquigel Química e Paranapanema.

 

 

Superintendência de Comunicação do Cofic
Tel.: 3634-3404

 

SSa. 12.06.2014



Outros Releases


Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440
Fone: (71) 3634-3400 - Fax: (71) 3634-3406
© 2009 Cofic - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Pinet Web Solutions