line decor
      
line decor

 
 
 

 
 

APRESENTAÇÃO

 

No dia 29 de junho de 2008 o Pólo Industrial de Camaçari completou 30 anos de Operação. Esta data representa um marco significativo na trajetória do Complexo Industrial que mudou a face da Bahia nos campos econômico, social e cultural, projetando-a como destaque nos cenários nacional e global. É também motivo de orgulho para todos que, de alguma maneira, contribuíram para que o Pólo se tornasse o maior Complexo Industrial Integrado do Hemisfério Sul, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o Estado, o Nordeste e o País.

Para comemorar os 30 anos do Pólo, o Cofic, através do seu Conselho de Administração, definiu uma programação que teve início já em 2007 e continuou em 2008, com workshops, painéis, conferências e atividades socioculturais envolvendo as empresas, parceiros governamentais, entidades empresariais, comunidade acadêmica, sindicatos, terceiro setor, empregados e comunidades vizinhas.

O objetivo foi fazer da comemoração dos 30 anos do Pólo um marco de reconhecimento da importância do Complexo Industrial para a Bahia e para o Brasil. Foi também transformá-la em oportunidade para a construção de uma agenda empresarial positiva, que concilie as expectativas das empresas, governo e demais parceiros, na busca de soluções compartilhadas para os desafios atuais e construção de uma visão de futuro, que mantenha o Pólo na vanguarda do desenvolvimento sustentável do Estado da Bahia nas próximas décadas.

Na agenda sóciocultural, destaque para a cerimônia de homenagem ao idealizador do projeto do Pólo, o economista Rômulo Almeida, com o concerto inédito da cantora Maria Bethânia e a Orquestra Sinfônica da Bahia, com direção de Luiz Marfuz, no dia 26 de junho, no Teatro Castro Alves. E também para o concerto de aniversário com a Orquestra Sinfônica da Bahia e Armandinho, no dia 29 de junho (a data em que o Pólo entrou em operação), na Cidade do Saber, em Camaçari.

Em julho, o Cofic realizou a solenidade de entrega do Prêmio Pólo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente às empresas que se destacaram nessas áreas no ano de 2007. Foi inaugurado também o Memorial do Pólo Industrial, na Cidade do Saber, em Camaçari. Outro destaque foi a realização do Pólo de Cidadania, também na Cidade do Saber, com a apresentação dos programas sociais realizados pelas empresas e parceiros do governo e de instituições do terceiro setor.