CURSO  CONDUTORES DE VEÍCULOS DE EMERGÊNCIA

   

INFORMAÇÕES GERAIS

Horário: das 8h às 17h

Local: SEST/SENAT Av. Manoel Dias da Silva, 1052  Pituba – Salvador- (próximo ao Banco do Brasil).

Carga horária: 50 horas

Custo: R$ 470,00 (quatrocentos e setenta  reais)  por  participante. Inclui  almoço,  coffee-break,   certificado    e material didático .

Inscrições: devem ser enviadas ao Cofic   até dia 05 de março,   com preenchimento da ficha de inscrição, através do e-mail treinamento@coficpolo.com.br ou faz 3634-3410, em atenção a Neiza Marques.

ANEXO: Calendário do curso.

 

 

 

Atendendo exigências das Resoluções 168/04 e 169/05, o COFIC juntamente com o SEST SENAT, estará realizando nos meses de março a junho, o Curso de Condutores de Veículos de Emergência, conforme abaixo:

Objetivo: Capacitar e aprimorar os conhecimentos dos participantes, hablitando-os à melhor condução de veículos de transporte de emergência.

Público-alvo: brigadistas, motoristas de transportes de emergência (ambulâncias carros de brigada, bombeiros, etc).

O programa contempla quatro módulos que serão distribuídos  no decorrer dos meses de março a junho/07. O participante só receberá o certificado se tiver 80% de freqüência e com participação em todos os módulos.

PROGRAMA

Legislação de Trânsito: determinação do CTB quanto a: Categoria de habilitação e relação com veículos conduzidos; documentação exigida; infrações; crimes de trânsito e penalidades; regras gerais de estacionamento; parada e circulação; Legislação específica para veículos de emergência.

Direção Defensiva: acidente evitável ou não evitável; como ultrapassar e ser ultrapassado; o acidente de difícil identificação da causa; como evitar acidentes com outros veículos; comportamento seguro e comportamento de risco-diferença.

Noções de Primeiros Socorros e Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social: primeiras providências-sinalização do local do acidente; acionamento de recursos: bombeiros, polícia, ambulância; verificação das condições gerais da vítima; cuidados com a vítima; o veículo como agente poluidor do meio ambiente; regulamentação do CONAMA sobre poluição ambiental causada por veículos; emissão de gases; emissão de partículas; emissão sonora; o indivíduo, o grupo e a sociedade; relacionamento interpessoal; o individuo como cidadão; a responsabilidade civil e criminal do condutor e o CTB.

Relacionamento Interpessoal: aspectos do comportamento e de segurança na condução de veículos de emergência; comportamento solidário no trânsito; responsabilidade do condutor em relação aos demais atores do processo de circulação; respeito às normas estabelecidas para segurança no trânsito; papel dos agentes de fiscalização de trânsito; características dos usuários de veículos de emergência.