Reciclar ficou mais fácil para os moradores de Camaçari com a instalação da Casa So+ma no centro da cidade. Patrocinada pela Braskem e com suporte da Prefeitura Municipal, por meio da Empresa de Limpeza Pública (Limpec), a unidade coleta os materiais e faz a doação para uma cooperativa local (a Coaopmarc) visando a reciclagem, evitando, assim, que sejam encaminhados para o aterro sanitário. Instalada em setembro, a iniciativa arrecadou mais de 11,5 toneladas de resíduos até dezembro de 2021, o que representa a economia de aproximadamente 485 mil de litros de água, evitando a emissão de mais de 22 mil kg de CO2.
Para incentivar a participação da população, o programa oferece alguns benefícios: quem participa pode acumular pontos para trocar por cursos e produtos básicos (mantimentos e itens de higiene) ou por doações para ONGs locais. Além de promover a educação ambiental por meio do incentivo à reciclagem, o projeto contribui também com a geração de renda para a cooperativa parceira da ação, que comercializa o material arrecadado.
"Eu entendi que se a gente descartar no local errado, esse material vai misturado para o aterro ou então é deixado na rua entupindo os bueiros e causando os alagamentos. Então, essa é uma forma que tenho de colaborar com a natureza", explica o vendedor ambulante Gildácio Barbosa, de 55 anos, que passou a recolher garrafas PETs, embalagens plásticas, sacolas, copos, entre outros itens que encontra no entorno do seu trabalho, chegando a arrecadar, em quatro meses, mais de 87 kg de resíduos.
Provocar mudanças de atitudes como a de Gildácio Barbosa é um dos objetivos do programa. "O tema reciclagem é novo para muitas pessoas. Por isso, esse processo de aprendizado e estímulo no entorno da casa é contínuo e já observamos diferentes perfis de participantes. Nosso objetivo, de curto prazo, é aumentar o número de inscritos, alcançando uma boa massa crítica para então, através da mudança de comportamento, estimular e alcançar maiores volumes, como consequência", afirma a cientista social Claudia Pires, criadora da startup So+ma.
O apoio da Braskem ao programa faz parte do compromisso da empresa em buscar soluções para os desafios ligados à reciclagem e à neutralidade de carbono. "Precisamos agir no presente para alcançar um futuro mais sustentável. Por isso, incentivamos o consumo consciente, o descarte correto dos resíduos e a reciclagem. O fortalecimento da economia circular permite que os recursos naturais sejam utilizados de forma mais eficiente, com redução de emissões de gases de efeito estufa e sem abrir mão dos benefícios que os diversos materiais recicláveis, incluindo o plástico, agregam ao nosso dia a dia", explica Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
O resultado alcançado pela Casa So+ma até agora é motivo de orgulho para a Limpec. “Chegar à marca de 11 toneladas de resíduos reaproveitados através do projeto Casa Soma é a prova de que estamos empenhando bem nossos esforços, no sentido de transformar Camaçari numa cidade educada para o descarte. Fico feliz em participar do projeto e ver que a iniciativa tem diminuído o impacto do consumo no nosso meio ambiente”, ressalta Áldene Motta, presidente da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).
Para saber mais e participar do Programa So+ma, acesse o site www.somavantagens.com.br ou visite a Casa So+ma no Centro Comercial de Camaçari “Feira”, Centro, Camaçari - BA, 42800-230.