O Cofic e a Bayer coordenam o simulado geral para controle de emergência no Polo Industrial de Camaçari no dia 17 de novembro, às 13h30, com a participação das 83 empresas associadas. O treinamento tem por objetivo avaliar os procedimentos coletivos de segurança e comunicação do Plano de Contingência do Polo (PCP), especialmente os recursos técnicos do Plano de Auxílio Mútuo – PAM, e do Plano de Atendimento Médico Emergência - PAME. Participam também parceiros externos, como a Defesa Civil de Camaçari, a CCR Metro, a Bahia Norte e a Polícia Militar (CIPE, PMRV, 12o Batalhão, 36ª Cia de Camaçari e Graer). O Cofic confirma também a realização do Simulado na Comunidade no dia 23 de novembro, que vai envolver, simultaneamente, os bairros Entrocamento, em Dias d'Ávila, e Gleba A, em Camaçari.
O treinamento será realizado virtualmente, por meio da plataforma Teams, e vai simular uma emergência fictícia na Bayer com vazamento de produto químico. Os participantes de todas as empresas e os parceiros externos vão se posicionar em seis salas virtuais independentes e interagir como se o cenário fosse real.
“Para além dos limites de uma das unidades do complexo industrial, mas envolvendo todas empresas que operam no Polo Camaçari, poderemos identificar oportunidades de melhoria, fortalecer a cultura de segurança, otimizar o tempo de resposta e aumentar a capacidade de ação das organizações, dos nossos times de resposta a emergência e agências ou instituições parceiras”, afirma Rodrigo Pimentel Santos, gerente de Sustentabilidade, Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (SSHEQ) da Bayer. Ele ressalta que “a prática de exercícios simulados nos oportuniza estar melhores prontos para ocorrências reais, materializando o Plano de Auxílio Mútuo do Polo, o que reforça nosso compromisso com a segurança de nossa gente e com as comunidades da circunvizinhança”.
O simulado geral para controle de emergência no Polo de Camaçari é realizado pelo Cofic há 25 anos. “O nosso propósito é treinar os profissionais do Polo, diretoria e trabalhadores das empresas, além dos parceiros externos, para atuarem de forma coordenada e conjunta para prevenir emergências e mitigar eventuais efeitos danosos às pessoas e ao meio ambiente”, afirma Aurinézio Calheira, superintendente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) do Cofic. Ele destaca “o importante apoio e envolvimento dos parceiros externos nos treinamentos”, anunciando: “Esperamos que no próximo ano realizar o simulado com evasão geral do Polo, envolvendo mais de 18 mil trabalhadores, como sempre aconteceu antes da pandemia”.
Além do simulado geral, Aurinésio Calheira informa que “durante o ano fazemos treinamentos menores com os envolvidos que têm funções ativas numa emergência. Testamos as brigadas de emergência, as áreas de saúde do PAME e das associadas, setor de transportes de pessoas, bloqueio de pista, sistemática e recursos de comunicação via rádios, etc”.
Simulado na comunidade
O Simulado na Comunidade 2022 está confirmado para o dia 23 de novembro, às 19h. O objetivo é preparar os moradores das comunidades vizinhas ao Polo de Camaçari para agir com segurança em uma situação de emergência, seguindo o passo a passo do Plano de Emergência do Polo para a Comunidade (PEC). O treinamento também será realizado online, por meio da plataforma Zoom, e vai envolver simultaneamente dois bairros: Entrocamento, em Dias d'Ávila, e Gleba A, em Camaçari.
“Nosso objetivo com os treinamentos é garantir que as pessoas da comunidade conheçam todas as ações propostas no Plano de Emergência da Comunidade (PEC), especialmente as de comunicação, e saiba como proceder em caso de emergência”, afirma Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC. Segundo ele, o foco do Simulado na Comunidade deste ano será treinar a comunicação. “Comunicar bem, claramente e, principalmente, seguir o passo a passo de acordo com o que está estabelecido no PEC é a chave para o sucesso em uma resposta à emergência”.
A coordenação do Simulado na Comunidade é da Defesa Civil de Camaçari e Dias d'Ávila. A expectativa dos organizadores é reunir este ano, entre os participantes, representantes do Nudec, Conselho Comunitário Consultivo do Polo, Cofic, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, órgãos de trânsito e secretarias dos municípios de Camaçari e Dias d'Ávila.