Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Ultracargo promove curso de operadores com 50% das vagas para mulheres

A Ultracargo iniciou no dia 7 de novembro o curso gratuito para formação de operadores portuários nas comunidades próximas ao Porto de Aratu com o diferencial: metade das vagas é destinada às mulheres. São 25 vagas com foco em promover a qualificação profissional e preparar trabalhadores locais para futuras vagas de trabalho, tanto na Ultracargo quanto em outras empresas da região. Participaram da seleção mais de três mil inscritos, moradores de Candeias, Ilha de Maré, Simões Filho, Camaçari e Dias d'Ávila. O curso está sendo realizado na modalidade EAD e tem conclusão prevista para fevereiro de 2023.

Aumentar a diversidade no Terminal de Aratu está em curso. “A inclusão das mulheres em atividades operacionais e industriais é uma iniciativa de extrema importância no enfrentamento de desafios sociais e estruturais no Brasil. Passa por incentivo à formação e pela mudança da cultura das organizações para que as mulheres sejam aceitas e bem recebidas, considerando que esses ambientes ainda hoje são majoritariamente masculinos”, diz Patricia Gomes, diretora de Recursos Humanos, Comunicação e Sustentabilidade da empresa.

Sua expectativa é de que, após a conclusão do curso, os alunos estejam preparados para assumir posições em diversas empresas do setor e que a entrada das mulheres venha a colaborar para reduzir a desigualdade de gênero. “Além de beneficiar as comunidades próximas dos nossos terminais, entendemos que essa iniciativa gera muito valor para a empresa, pois as mulheres trazem um diferencial na gestão e execução de atividades que demandam diligência, atenção e cuidado consigo e com os outros”, completa Patrícia.

Um curso de formação nos mesmos moldes já foi oferecido pela Ultracargo em Barcarena, no Pará, onde a companhia opera um terminal no Porto de Vila do Conde. A iniciativa ajudou a elevar o percentual de mulheres em uma função tipicamente ocupada por homens: elas compõem cerca de um terço do quadro de operadores do terminal. Além de contribuir para tornar a empresa mais diversa, Patrícia diz que a experiência demonstra que “as mulheres nas operações ajudam a construir um ambiente mais acolhedor, seguro e eficiente”.    

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440