O projeto Miniempresa na Comunidade encerrou suas atividades em 2022 com a certificação de 48 empreendedores, criação de duas miniempresas e a realização de uma feira com mostra e venda dos produtos desenvolvidos durante os quatro meses de capacitação. Conduzido pela organização Junior Achievement Bahia, esta é mais uma realização do Cofic, por meio da sua Comissão de Responsabilidade Social, com patrocínio da Bayer, Basf, Braskem e Oxiteno. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de atividades empreendedoras com ênfase na geração de renda nas comunidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari.
A beneficiária direta foi a Associação de Rendeiras de Dias d'Ávila (Rendavan), mas o projeto foi estendido para a participação da comunidade local. As duas miniempresas criadas foram a Art’Encato, com foco no artesanato de renda de bilro, e a Art’s Criativa, com foco na reciclagem de caixas de leite para criação de bolsas e itens de acessórios.
“Fechamos o projeto com sucesso, tivemos 48 pessoas certificadas e duas miniempresas. Desta forma, podemos afirmar que o objetivo de geração de renda para a comunidade local foi atendido perfeitamente. Além de criar dois negócios de geração de renda totalmente do zero, as pessoas envolvidas irão utilizar das ferramentas e processos aprendidos no projeto não só para as soluções criadas no miniempresa, mas também para as suas carreiras profissionais. Como exemplo, temos o caso de uma aluna (Raquel dos Santos) que tinha dificuldades em precificar o seu trabalho, e hoje domina a precificação com mais segurança, tendo criado a sua própria loja virtual para venda dos produtos”, afirma Vinícius Santos, coordenador de Projetos da JA Bahia e do Miniempresa na Comunidade.
Loja virtual
Exemplo de resultado na prática, Raquel dos Santos Silva, 20 anos, afirma: ”Excelentes profissionais, com seus ensinamentos aprendi e estou colocando em prática, já estou com minha lojinha virtual trabalhando com minha irmã e minha mãe, e está dando tudo certo. Antigamente tinha muitas dificuldades, uma delas era a parte da precificação e, com esse curso, hoje eu estou conseguindo fazer o que antigamente não conseguia. Agradeço muito pela oportunidade e espero que venham outros projetos como esse”.
O projeto proporcionou aos participantes uma experiência prática na criação e gestão de uma empresa. Foi desenvolvido em 15 semanas, com uma carga horária de 52 horas. Os jovens e adultos aprenderam conceitos da livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Como diz Mariana da Cruz Suzart Souza, 33 anos, “o desafio de nos tirar da zona de conforto foi cumprido com sucesso, percebi que posso ir além do que já alcancei com planejamento e organização”. Gizele Correira Alves, 23 anos, por sua vez, observa que o projeto “superou minha expectativa, pois já fiz outros cursos, mas um igual a esse nunca tive: eu conclui aprendendo muita coisa mesmo, que vou levar pra minha vida toda”.
O perfil dos 48 empreendedores participantes do projeto Miniempresa na Comunidade revela a realidade da comunidade: eles têm idades entre 18 anos e 64 anos, sendo a maioria na faixa de 35 a 44 anos. Eles se reconhecem como pretos (29 pessoas), pardos (15 pessoas) e brancos (4 pessoas). As mulheres são maioria, representando 85,4% do grupo. A grande maioria, 91,1% afirma ter renda de até 1 salário mínimo. Sobre a ocupação profissional, 31,9% informam que são autônomos, 29,8% do lar, 27,7% desempregados, 4,3% artesã, 4,3% aposentada e 2,1% estudante.