A Continental Pneus no Polo Industrial de Camaçari destina um material de borracha, que seria descartado na natureza e levaria 300 anos para se decompor, para ser reutilizado na produção de stick e na confecção de solas de sandália artesanal de couro, gerando renda para mais de 400 pessoas em comunidades na Bahia. Trata-se do diafragma, uma camada de reforço encontrada em alguns tipos de pneus que ajuda na resistência da deformação lateral, muito comum durante curvas ou manobras bruscas. Nos três primeiros meses deste ano, a indústria destinou uma média de 12 toneladas do material para reciclagem.
Essa é uma das iniciativas da Continental Pneus, que atualmente recicla mais de 90% dos resíduos gerados em sua produção no Polo de Camaçari e cuja meta é reciclar 100% até 2030. "Estamos empenhados em alcançar a nossa meta de aterro zero para mitigar o impacto no meio ambiente, garantindo o descarte correto dos resíduos da nossa operação e evitando a contaminação do meio ambiente. Para isso, estamos sempre atentos em novas soluções e parcerias que garantam a circularidade dos nossos materiais, viabilizando a reutilização sustentável dos resíduos e inovando para alcançar resultados positivos, além de contribuir para o desenvolvimento das comunidades a partir da geração de renda", afirma Anderson Coutinho, chefe de ESH da Continental Pneus em Camaçari.
O processo de reciclagem vai do Polo de Camaçari para o sertão da Bahia. O diafragma descartado pela Continental é encaminhado para a empresa de reciclagem Feira American, que é responsável pelo processamento e destinação adequada do material. Parte da borracha do diafragma é usada para confecção de solas de sandália de couro. O artesanato é produzido por cooperativas no distrito de Caldas do Jorro, no município de Tucano, gerando renda para as comunidades do sertão baiano. O restante do material do diafragma é utilizado na produção do stick, extensor elástico para lona de caminhão e gancho para carros e motos.
"A destinação correta dos resíduos por meio das empresas é uma importante contribuição para a economia circular, garantindo que os resíduos continuem gerando renda e emprego a partir da reciclagem ao mesmo tempo que reduz o impacto na natureza", ressalta Roberto Cerqueira, diretor da Feira American.
Sobre a Continental
A Continental completou no último mês de abril 17 anos de operação no Polo de Camaçari. Única unidade da marca alemã a produzir pneus no Brasil, a planta baiana conta com duas linhas de produção - pneus para veículos leves e pesados. Certificada pela Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para trabalhar no país, emprega 2,3 mil colaboradores diretos, sendo que mais de 90% são baianos de Camaçari e Região Metropolitana de Salvador.