Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Ações conjuntas garantem a segurança patrimonial do Polo de Camaçari

Segurança é prioridade no Polo de Camaçari. Para complementar e apoiar as empresas na gestão da segurança, o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) desenvolve e realiza várias ações voltadas para a qualidade de vida dos trabalhadores, das comunidades vizinhas e também do meio ambiente. Junto com o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), o Plano de Contingência do Polo (PCP) e o Plano de Emergência para a Comunidade (PEC), o Cofic também tem o Plano de Auxílio Mútuo de Proteção Industrial (PAMPI) voltado para a segurança patrimonial, com a participação de 67 empresas.

“O PAMPI tem como principal atribuição consolidar as boas práticas já realizadas por empresas associadas e socializar com o grupo para que tenhamos uma maior uniformidade nas ações assertivas junto às empresas, resultando em um padrão de excelência na segurança do Polo e que desta forma as ações criminais na região sejam desestimuladas”, afirma Bruno Rudner, responsável por Segurança Corporativa na Braskem e coordenador do PAMPI.

A segurança patrimonial é o foco. “Quando falamos de ‘Apoio Mútuo’, seja para combater um incêndio, repelir um assalto/furto, busca de melhorias das áreas comuns do Polo de Camaçari e desenvolver ações preventivas que possam prevenir riscos que causem impactos na produção, funcionamento e no dia a dia das empresas associadas, sem o Cofic/PAMPI não seria tarefa fácil”, explica George Carvalhal, gestor de Segurança Patrimonial da Cetrel e vice-coordenador do PAMPI.

Segundo Carvalhal, os planos do PAMPI para este ano de 2024 incluem “realizar simulado do plano de segurança do Polo e também um workshop com a finalidade de integrar as forças públicas que atuam no Plano de Segurança, fortalecendo ainda mais a parceria com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia”. Entre os desafios, ele ressalta a importância de “fortalecer a participação dos associados e seus representantes, estimular a sinergia entre as empresas e criar um modelo de integração de segurança para acesso e trabalho na unidade”.

A parceria com a SSP-BA e as polícias locais foi um dos destaques do PAMPI no ano passado, diz Carvalhal, principalmente para o combate a furtos/roubos, crimes ambientais e incêndios na área do Polo de Camaçari. Ele destaca também a realização do Simulado do Plano de Segurança do Polo com grande participação dos órgãos da SSP e empresas associadas.

Vale registrar que, através do Cofic, as empresas do Polo dispõem de um sistema de segurança patrimonial complementar, que funciona no período integral de 24 horas, em apoio aos serviços de vigilância de cada associada. Além disso, o Polo conta também com um sistema de Monitoramento por Câmeras instaladas nas vias internas e principais acessos ao complexo industrial. O Cofic mantém ainda um acordo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública para reforço da segurança policial na área do complexo industrial e comunidades vizinhas.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440