Cerca de 300 kg de lixo foram retirados das praias de Arembepe e Jauá em dois dias do projeto Praia Limpa, patrocinado pela Tronox. Com a participação de aproximadamente 90 pessoas, foram recolhidos garrafas e sacos plásticos, garrafas de vidro, latas de cerveja e refrigerante, isopor e até móveis quebrados. “O Praia Limpa é um projeto do presente e do futuro, de preservação ambiental. Cuidar das praias é cuidar do meio ambiente e das pessoas. Nossa proposta de limpeza, retirada de lixo e de tudo que possa contaminar esse ambiente, visa conscientizar os visitantes, trabalhadores (pescadores, barraqueiros, vendedores ambulantes) e moradores dos arredores para a importância do cuidado desse patrimônio natural”, afirma Ângelo Gabriel Santana, funcionário da Tronox e proprietário da Absolute Run Assessoria Esportiva, que coordena o Praia Limpa.
Segundo Ângelo Gabriel, “além de contribuirmos com a limpeza, fizemos a divulgação com as crianças da importância do não sujar, de recolher o lixo todas as vezes que for à praia. Então o trabalho se baseou na conscientização do cuidado com nossas praias, pois o lixo poderá retornar em total prejuízo à natureza e à própria comunidade. Ao atingirmos a fauna marinha e consumirmos peixes, podemos ingerir micropartículas desses materiais”. Ele ressalta que “a parceria com a Tronox colocou em prática as ações que as crianças aprendem nas escolas e que são passadas para seus familiares, que puderam estar presentes contribuindo na coleta dos materiais nas praias”.
Além da Tronox, o projeto Praia Limpa contou com o apoio de instituições parceiras, como a Absolute Run, Assessoria Esportiva (coordenação do projeto), Guardiões do Cacimbão (Coqueiros de Arembepe – sob a coordenação Rivelino Martins), Colônia de pescadores Z-14 Arembepe, Eco Global Reciclagem (Poloplast Camaçari) e Projeto Melhor Idade Areais (também parceria da Tronox com a Absolute Run).
“O caminho é a parceria entre a indústria e as comunidades, a responsabilidade social e a preservação do meio ambiente. Agradecemos a Tronox pela assertividade na ação e a iniciativa de cuidado com o meio ambiente e com as pessoas. Foi uma oportunidade de muito aprendizado para todos e principalmente de ganho para sociedade”, disse o ambientalista da comunidade de Arembepe Rivelino Martins.