A Unipar inaugurou no ultimo dia 3 de abril sua nova fábrica no Polo Industrial de Camaçari. Este é o primeiro projeto greenfield concebido, planejado e executado integralmente pela empresa, sem aproveitar estruturas pré-existentes. Com tecnologia de ponta e ecoeficiência, a unidade tem capacidade instalada para produzir 20 mil toneladas de cloro, 22 mil toneladas de soda cáustica, 23 mil toneladas de ácido clorídrico e 160 toneladas de hipoclorito de sódio por ano. A produção vai atender a crescente demanda por produtos para o saneamento básico e setores de higiene e limpeza no Nordeste. Além disso, a empresa anunciou já ter estruturado a implantação de novos equipamentos para produção de matérias primas para o agronegócio.
“A inauguração dessa unidade é um marco na história da Unipar. Estamos expandindo não apenas nossa capacidade produtiva, mas também nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e proximidade com os clientes. Vamos atender principalmente a expansão do saneamento básico previsto pelo marco do setor e também os segmentos de produtos de higiene e limpeza. Pilares essenciais para a saúde, dignidade e qualidade de vida de todas as pessoas”, afirma Rodrigo Cannaval, CEO da Unipar.
Segundo Cannaval, a Unipar, do empresário Frank Geyer Abubakir, avança em sua estratégia de expansão ao inaugurar sua nova fábrica no Polo de Camaçari. Localizada estrategicamente, a nova planta oferece fácil acesso a importantes vias de transporte e ao Porto de Aratu, fundamental para o escoamento da produção. Esse posicionamento fortalece a competitividade da empresa e garante melhores condições no transporte dos produtos. Além de expandir a capilaridade geográfica da Unipar, marcando sua primeira unidade fora do Estado de São Paulo, a fábrica está alinhada às metas do Marco Legal do Saneamento, que busca assegurar o acesso à água e ao tratamento de esgoto.
Energia limpa e eficiência
Toda a energia elétrica utilizada na fábrica de Camaçari é proveniente de fonte 100% renovável, gerada no Parque Eólico de Tucano, também na Bahia. A Unipar, por meio de uma joint venture, atua como autoprodutora e possui participação em 25 aerogeradores, que juntos somam uma potência de 60 megawatts, dentro do total de 155 MW de capacidade instalada do empreendimento. Essa operação reforça o compromisso da empresa com a meta de ultrapassar 80% de uso de energias renováveis em sua matriz energética até 2025, no Brasil.
“A nova fábrica foi projetada para ser uma referência em segurança, eficiência e sustentabilidade, alinhando nosso crescimento às demandas do mercado e aos princípios de responsabilidade ambiental, enquanto reforçamos nosso compromisso de reduzir impactos e ampliar o uso de energias renováveis”, enfatiza Ricardo Congro, diretor Industrial da Unipar. Ele explica que, para otimizar o consumo de energia, a unidade adota a tecnologia de membrana zero gap, que reduz o consumo de energia elétrica em aproximadamente 10% em comparação às tecnologias tradicionais.
Desenvolvimento e compromisso socioeconômico
A Unipar informa que a construção da unidade gerou mais de 350 empregos diretos e indiretos. Hoje a operação mantém mais de 50 postos entre próprios e terceiros. Para qualificar a mão de obra local, a empresa investiu aproximadamente 6 mil horas em treinamentos, abrangendo programas de capacitação técnica, normas regulamentadoras e segurança no trabalho.?
Além disso, desde 2023, a região de Camaçari foi incluída como prioritária no Edital de patrocínio de projetos sociais da Unipar e Instituto Unipar - Projetos Incentivados e Não Incentivados. O regulamento permitiu a apresentação de projetos a serem patrocinados com recursos próprios ou através de mecanismos como a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), o Fundo do Idoso, o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).
Em 2024, os projetos apoiados pela Unipar na Bahia impactaram mais de 80 mil pessoas, reforçando o compromisso da empresa com a preservação da cultura e da memória. Entre essas iniciativas, destaca-se o livro “Iconografia Baiana”, que dá visibilidade a importantes obras que contam a história do Brasil e da Bahia, preservadas pelo Instituto Flávia Abubakir, fundado por Flávia e Frank Geyer Abubakir.
Para 2025, as iniciativas selecionadas são para atender ao Hospital Martagão Gesteira, em Salvador; o Instituto Mais Ação, com o projeto “Sementinhas do Esporte”, em Tucano, para crianças de escolas públicas; o Instituto Água Viva, com o projeto “Odontovan” para atendimento odontológico itinerante em Camaçari e regiões próximas; e ainda o Judô Mais para crianças de escolas públicas, com foco na inclusão social.
Relacionamento com a comunidade local
Com intuito de embasar as ações de acordo com as necessidades locais, a Unipar realiza anualmente pesquisas nas comunidades próximas. Em Camaçari, foram ouvidas mais de 300 pessoas entre 2023 e 2024, e com base nessa pesquisa, a Unipar se aproximou institucionalmente do Conselho Comunitário Consultivo (CCC).
Por ser associada à Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e ao Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), a empresa tem participado ativamente de diferentes comissões técnicas na região, como do Conselho de Sustentabilidade, Fórum Grandes Indústrias – Grupo de Sustentabilidade, da Comissão de Comunicação/Responsabilidade Social e do Conselho Comunitário Consultivo, promovendo o diálogo entre indústrias, sustentabilidade e desenvolvimento local.
Junto com a inauguração da nova fábrica, a Unipar também inaugurou em Camaçari o programa Fábrica Aberta, iniciado há 40 anos em Cubatão, em São Paulo, e promovido atualmente em todas as suas unidades. A iniciativa tem como objetivo abrir as portas das fábricas para visitação e diálogo com a comunidade, reforçando o compromisso da empresa com a transparência, a segurança e a responsabilidade em suas operações.
"Nossa participação em iniciativas locais reflete o compromisso da Unipar em construir relações transparentes e contribuir para o crescimento harmonioso da região. Acreditamos que a troca de experiências e parcerias em cada região são fundamentais para o sucesso do nosso trabalho e o bem-estar das comunidades”, ressalta Rogério Catarinacho, diretor da fábrica de Camaçari.
Sobre a Unipar
A Unipar se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. A empresa está presente hoje no Brasil e na Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André (SP), Cubatão (SP), Camaçari (BA) e também em Bahía Blanca, na Argentina. E tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais. A Unipar é signatária do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.