Visando estreitar laços com as comunidades vizinhas, as empresas associadas ao Cofic no Polo de Camaçari e áreas de influência promovem visitas regulares às suas instalações, apresentando seus programas de segurança, saúde, meio ambiente e responsabilidade social a estudantes, professores e moradores. O Cofic, com o programa “Ver de Dentro”, leva os alunos das escolas públicas de Camaçari e Dias d’Ávila para conhecer as indústrias. A Dax Oil também prioriza a educação em seu programa “Construindo Futuros” na refinaria. Já a Tronox, através do programa “Portas Abertas”, abre a fábrica para moradores da região.
“O objetivo das visitas regulares é promover uma maior aproximação e ampliar o nível de informação sobre as empresas do Polo junto às comunidades vizinhas”, afirma Erico Oliveira, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação do Cofic. O programa “Ver de Dentro” do Cofic atendeu mais de 200 visitantes no ano passado, levando alunos e professores de oito escolas municipais de Camaçari e Dias d’Ávila para conhecer a Basf, Bayer, Braskem, Cetrel e Indorama. Para este ano de 2025, a agenda começa no mês de maio, com visitas das escolas à Cetrel (dia 13), Bayer (dia 15) e Unipar (dia 28).
Dax Oil ajuda a construir “Futuros”
Na Dax Oil, as visitas fazem parte do programa "Construindo Futuros", voltado para escolas, instituições de ensino médio e superior, além de grupos de pesquisa que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a indústria de óleo e refino. Em apenas quatro dias neste mês de abril (de 14 a 17), a refinaria recebeu 80 estudantes do projeto Dax Code - Codificando Oportunidades, Inspirando Carreiras - uma capacitação gratuita patrocinada pela empresa para jovens e adultos de Camaçari e região. Cada encontro, com um grupo de 20 pessoas, teve a duração de aproximadamente duas horas, com visita imersiva à unidade, orientações técnicas sobre o processo de refino e um passeio guiado à planta de produção com toda segurança e controle da equipe de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente).
"Gostei muito da experiência. Foi algo novo, pois nunca visitei uma indústria. Não sabia como funcionava a Dax Oil e aprendi que não era só pegar o petróleo e refinar, tem o administrativo, a parte industrial, o financeiro, o laboratório", disse o estudante João Paulo do Vale Viana, 18 anos. Acompanhando o grupo, Sheila Cunha Guedes, coordenadora Geral do Projeto Dax Code, ressaltou que "as visitas técnicas integram as atividades formativas do Projeto Dax Code e desempenham um papel fundamental no preparo dos alunos para o mercado de trabalho. Por meio dessas experiências, promovemos a ampliação de conhecimentos, o fortalecimento de redes de contato (networking) e o reconhecimento das potencialidades de Camaçari". A Dax Oil está aberta a visitação e informa que os interessados podem solicitar uma visita técnica através do formulário no site: https://dax-oil.com/programa-de-visitas/
Tronox abre as portas de sua fábrica
Com o programa “Portas Abertas” a Tronox literalmente abre a fábrica para a comunidade, apresentando desde o processo de produção do dióxido de titânio (TiO2) até os projetos nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social. No ano passado, a empresa recebeu 298 visitantes. Recentemente, no dia 8 de abril, 50 mulheres moradoras da comunidade de Areias que integram o programa Melhor Idade da Tronox conheceram a planta em Camaçari.
"Encontros como esse são fundamentais para trazer informações que muitas vezes não temos. Eles oferecem uma visão mais clara sobre o trabalho da empresa e suas iniciativas. Acredito que é essencial que a comunidade e a empresa estejam unidas, pois assim conseguimos entender melhor como as operações impactam nossas vidas”, disse Martiali da Silva Reis, moradora de Areias há 13 anos.
O programa está aberto a estudantes e professores universitários, de cursos técnicos e tecnológicos, e de escolas públicas e particulares, além de participantes de projetos sociais, moradores da região e diversos outros públicos. "A gente traz a comunidade para dentro da indústria e mostra todo o contexto de produção e gestão ambiental desenvolvidos pela empresa, além de oportunizar que as pessoas sejam ouvidas", informa Gabriel Medina, líder de Meio Ambiente da Tronox. Os interessados em agendar visita à Tronox devem enviar solicitação através do e-mail portasabertas@tronox.com.