Programa qualifica fornecedores de Camaçari nos 40 anos do Polo

Para manter-se competitivo nos dias atuais e nas próximas décadas, um dos desafios do Polo Industrial de Camaçari é fortalecer a sua cadeia de fornecedores. Para isso, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) lança, juntamente com a Prefeitura de Camaçari, o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) do município, nesta quinta-feira,10 de maio, às 8h30, na Cidade do Saber. O evento, que conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC), do CDL local e do Cofic, integra as comemorações pelos 40 Anos do Polo de Camaçari.

“Trata-se de um passo muito importante para o comércio e serviços de Camaçari, para ampliar de forma significativa o seu mercado junto ao Polo e à Prefeitura Municipal”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico de Camaçari, Waldy Freitas. 

Já a coordenadora do Programa na Bahia, Maihara Caramés, do IEL, observa que “ o grande desafio é integrar as empresas locais com o Polo de Camaçari, principal demandante de produtos e serviços da região, fortalecendo a cadeia de suprimentos e levando empresas compradoras e fornecedoras a aperfeiçoarem e ampliarem sua rede de negócios, estabelecendo troca de serviços com maior eficiência e qualidade". 

Considerando o público esperado para o evento, em torno de 100 participantes, a coordenadora acredita que a estimativa é alcançar a marca acumulada de R$ 5 milhões na Rodada de Negócios, com a participação de 30 empresas fornecedoras e seis compradoras.  Segundo ela, serão desenvolvidas várias ações para capacitação das empresas fornecedoras de Camaçari nas áreas de Planejamento Estratégico, Finanças e Custos, Marketing e Vendas, totalizando 27 horas de oficinas coletivas e 18 horas de consultorias individuais, além do cadastro no Portal de Negócios da Indústria e Rodada de Negócios". 

Vale registrar que o IEL já trabalha com PQF há mais de 12 anos, atendendo, nesse período, mais de 480 empresas fornecedoras e envolvendo 23 empresas-âncora. Atualmente, Maihara Caramés diz que tem dois grupos em execução, com três empresas-âncora (Deten, Cristal e Grupo Boticário) e 44 empresas fornecedoras.

O Programa de Qualificação de Fornecedores é dividido em cinco etapas: definição dos critérios e requisitos técnicos de aquisição (junto à empresa âncora); identificação, sensibilização e seleção de fornecedores locais; desenvolvimento e certificação de fornecedores selecionados; ações de aproximação comercial e de acesso a mercados; e gestão e monitoramento de ações e resultados. 

 

Assessoria de Imprensa
Companhia de Comunicação
Tels: 3247-5851/8892-1119 (Antonio Moreno)

Superintendência de Comunicação do Cofic
Tel.: 3634-3404 (Erico Oliveira)

Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440
Fone: (71) 3634-3400 - Fax: (71) 3634-3406

© 2009 - 2019 Cofic - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Pinet Web Solutions

Caso não consiga visualizar o arquivo clique no link ao lado para efetuar o download: download do PDF.