Polo discute competitividade ao celebrar 40 anos

Ao completar 40 anos de atividades, o Polo Industrial de Camaçari celebrou a data com uma ampla discussão sobre competitividade, diversificação e possibilidades de expansão do Complexo, reunindo convidados locais e nacionais na manhã do dia 5 de julho. O evento lotou o Teatro Cidade do Saber, em Camaçari, constituindo-se no ponto alto da programação elaborada pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) para marcar as quatro décadas de atividades do Polo.

O Fórum “Desafios Competitivos do Polo de Camaçari” constou de diversas abordagens. As “Perspectivas do Segmento Petroquímico no Polo de Camaçari" foram apresentadas por Marcelo Cerqueira, vice-presidente da Braskem e presidente do Cofic. Coube ao diretor de Tecnologia e Inovação do Senai-Cimatec, Leone Peter, abordar o "Estudo da Cadeia Petroquímica na Bahia". O diretor da Ford, Alexandre Machado, falou sobre os "Desafios e Perspectivas do Segmento de Automotivo"; enquanto a "Infraestrutura, Logística e Competitividade" foi o tema da palestra do superintendente de Atração e de Desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Paulo Guimarães. O evento contou ainda com a presença de Marco Antonio de Marchi, presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), que abordou o papel das industrias químicas e petroquímicas para a grande vitalidade do Polo de Camaçari nesses seus 40 anos de atividades.

Alternativas econômicas 

Inicialmente, o superintendente do Cofic, Mauro Pereira, contextualizou a problemática atual do Polo de Camaçari e suas preocupações diante de um futuro de muitas incertezas econômicas: “A certeza que tenho é que os próximos 40 anos serão extremamente positivos para o Complexo”, assegurou, lembrando que desde sua implantação, em 1978, o Polo tem enfrentado com muita garra situações adversas, buscando alternativas para sua sobrevivência como centro gerador de produtos, serviços, emprego e renda. 

O diretor do Senai-Cimatec, Leone Peter, abordou o estudo que vem sendo feito pela instituição, a pedido do Cofic, sobre a cadeia química-petroquímica na Bahia, com levantamento e análise dos principais pontos críticos e oportunidades nesse importante segmento industrial, além de sugestões de ações estruturantes para alavancar a competitividade do Polo. Segundo ele, o documento final com os seus resultados e principais recomendações será entregue até o mês de agosto, criando um novo referencial para a adoção de medidas que possam colaborar para uma maior competitividade do Complexo Industrial.

Mercado global 

Em sua palestra, Marcelo Cerqueira, vice-presidente da Braskem e presidente do Cofic, destacou as “boas perspectivas” que surgem para o Polo no mercado global, independentemente dos entraves econômicos. “Podemos olhar para o futuro e ver as oportunidades. O Polo segue o seu caminho enfrentando adversidades, mas com chances de crescimento, muito ajudado agora pelas novas tecnologias e práticas inovadoras”, disse.

Cerqueira fez uma rápida retrospectiva histórica do Polo (“ que já nasceu como primeiro polo industrial planejado do país”) e enalteceu a atenção dada pelas indústrias que o integram à saúde e à segurança. “ Nessas duas áreas, o Polo se tornou referência”, observou, lembrando também os avanços conseguidos na formação de mão de obra e no descarte responsável de resíduos industriais.

A programação foi encerrada com duas importantes conferências: “Desafios para a Competitividade da Indústria no Brasil”, por Flávio Castelo Branco, gerente executivo de Políticas Econômicas da Confederação Nacional da Industria (CNI); e “Crescimento Sustentável no Cenário Econômico Brasileiro”, por Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central, “Economista do Ano” em 2014.

Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440
Fone: (71) 3634-3400 - Fax: (71) 3634-3406

© 2009 - 2019 Cofic - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Pinet Web Solutions

Caso não consiga visualizar o arquivo clique no link ao lado para efetuar o download: download do PDF.