
Webnário - Uso de Aparelhos Eletrônicos nas Escolas — Desafios e Caminhos para a Educação Digital
Aconteceu no dia 13/10/2025, das 09h às 11h no Canal do YouTube da Cipo Comunicação Interativa, o Webnário - Uso de Aparelhos Eletrônicos nas Escolas — Desafios e Caminhos para a Educação Digital. O Webnário faz parte das atividades do Projeto de Vida e Educomunicação Digital realizado pelo COFIC em parceria com as Secretarias de Educação de Camaçari e Dias D’Ávila.
O uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos em sala de aula tornou-se um dos temas mais debatidos entre educadores/as nos últimos anos. Entre restrições legais, avanços tecnológicos e novas formas de aprender, o assunto desperta diferentes opiniões e exige reflexão coletiva sobre os prós, contras e caminhos possíveis para uma integração responsável dessas ferramentas no ambiente escolar.
No encontro virtual, o diálogo contou com diversas perspectivas que envolveram o tema — desde os entendimentos sobre as restrições de uso até as oportunidades pedagógicas que o universo digital oferecia. A proposta foi compreender como as leis e orientações existentes podem ter contribuído (ou limitado) práticas educativas mais inovadoras, e como escolas, professores/as e gestores/as buscaram construir políticas equilibradas e contextualizadas para o uso de tecnologias.
O Webnário contou com a presença do professor Nelson Pretto, um dos pioneiros no Brasil em estudos sobre Educação e Cultura Digital. Pretto é Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Comunicação pela USP, mestre e licenciado pela UFBA, e membro titular da Academia de Ciências da Bahia. Reconhecido por sua atuação como pesquisador do conhecimento livre, ele trará reflexões sobre o papel da escola na era digital e sobre como equilibrar inovação e responsabilidade no uso das tecnologias.
Foi um momento de troca, aprendizado e construção coletiva de entendimentos sobre um dos temas mais atuais e desafiadores da educação contemporânea.
Publicado em 14 de outubro de 2025