Programa Miniempresa na Comunidade – Edição 2025
No dia 25 de outubro de 2025 empreendedores apresentaram seus negócios no Boulevard Shopping Camaçari, em Camaçari, região metropolitana de Salvador. A Feira de Miniempresas na Comunidade, que acontece das 10h às 18h, faz parte do "Miniempresa na Comunidade", projeto realizado pela JA Bahia com o apoio do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC) e patrocínio das empresas BASF, BRASKEM, BRACELL, BAYER, ELEKEIROZ, UNIPAR, CETREL e INDORAMA, que busca fomentar o empreendedorismo entre os jovens ao promover a criação de empresas do zero, considerando os setores de finanças, recursos humanos, produção, marketing e vendas.
Durante 4 anos, o programa contemplou mais de 100 pessoas em Camaçari e Dias DÁvila e conta com 10 miniempresas criadas em mais de 200 horas de imersão e aprendizado. O presidente da JA Bahia, Elde Oliveira, destaca qual foi a meta desta edição. "A proposta desta edição da exposição do projeto Miniempresa na Comunidade é aproximar ainda mais os jovens do ambiente empreendedor, incentivando a aplicação prática de conhecimento em gestão, produção, marketing e finanças por meio da criação e operação de uma miniempresa real, além de despertar o espírito empreendedor promovendo autonomia, trabalho em equipe e tomada de decisões responsáveis".
A exposição deste ano contou com 11 empreendimentos focados em diferentes setores, como acessórios, produtos para limpar tênis e bijuterias, bolsas e arranjos decorativos. Na abertura oficial, foi realizada uma roda de conversa com a presença dos patrocinadores do evento.
Para Raquell Varjão, uma das expositoras desta edição, foi uma oportunidade de mostrar as habilidades aprendidas durante o curso e vender seus produtos. "Quero concluir esse ciclo de aprendizagem e de transformação com gratidão por tudo que nos foi ensinado. Isso tudo somado às vendas dos produtos que são feitos por nós, são frutos de tudo que vivemos", declarou Raquell, destacando que a sua miniempresa conta com 6 pessoas e tem o foco em produtos artesanais feitos com paletes e madeira no geral.
O superintendente de desenvolvimento de pessoas e comunicação social do COFIC, Érico Oliveira, faz um balanço positivo de todas as edições. "O projeto tem gerado resultados concretos que incluem a implantação de microempreendimentos efetivos, o que tem motivado empresas do polo e associados do COFIC a ampliar o apoio. Estamos participando ativamente das ações desenvolvidas e estimulando as associadas a fazerem o mesmo, inclusive com o envolvimento de lideranças", pontuou.
Érico também faz projeção para o futuro. Ele deseja que o projeto e a exposição sigam ganhando visibilidade. "A meta para o futuro é continuar ampliando as ações nas comunidades vizinhas ao Polo, de maneira sustentável e inclusiva", concluiu.
Publicado em 1 de dezembro de 2025