Programas Ver de Dentro e Construindo o Futuro retornam virtualmente

Os programas Ver de Dentro e Construindo o Futuro, realizados pelo Cofic, retomaram sua programação regular, por meio digital, para atender aos estudantes das escolas de Camaçari e Dias d'Ávila. Como programa de visita, o Ver de Dentro, que normalmente leva os estudantes para conhecer as empresas do Polo, agora vai levar a empresa virtualmente até os alunos das escolas dos dois municípios. Já as palestras do programa Construindo o Futuro vão chegar, pela Internet, aos estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental, com o propósito de orientar sobre as escolhas profissionais que eles farão em um futuro próximo, especialmente tendo em vista o mercado de trabalho no Polo de Camaçari.

A versão virtual do programa Ver de Dentro segue o mesmo objetivo das visitas reais às empresas: promover maior aproximação entre as empresas do Polo e as comunidades vizinhas, com apresentação para os estudantes sobre como funcionam as indústrias e seus programas de segurança, saúde, meio ambiente e responsabilidade social. O programa virtual começou no último dia 25 de setembro, com o tour interativo dos estudantes da Escola Normélio Moura, de Dias d'Ávila, à empresa Bayer. Neste mês de outubro, estão agendadas visitas virtuais das escolas às empresas Birla Carbon (dia 7) e Basf (dia 20). Em novembro, será a vez da Braskem (dia 4), Birla Carbon (dia 18) e Ford (dia 30). São as seguintes as escolas participantes deste ano: Normélio Moura (Dias d'Ávila), Yolanda Pires, Marques de Abrantes, Ilay Garcia e Catu de Abrantes (Camaçari).

A primeira edição virtual do Ver de Dentro, realizado pela Bayer, teve um resultado “excelente” na visão de Isa Tanaka, analista de Comunicação da empresa. ”Levamos o estagiário de Manutenção, Lucas Marques, para fazer a apresentação institucional da Bayer, unidade de Camaçari, inspirando os alunos com sua história de vida de superação. Eu apenas complementava a apresentação com algumas observações, mas o Lucas que conduziu a tudo. Não passamos vídeo, mas mostramos fotos dos nossos ambientes e dia a dia. Todos elogiaram bastante. Tivemos 22 pessoas conectadas, entre alunos e professores”, depõe.

Já Lucas Marques diz que a apresentação no Ver de Dentro consistiu numa “oportunidade de apresentar o comprometimento que a Bayer possui com a comunidade local na inserção de jovens no mercado de trabalho. E também mostrou que, mesmo vindo de escola pública como eu, as pessoas podem, sim, usufruir dessas oportunidades".

Já o programa Construindo o Futuro prevê conversas on-line com estudantes da Escola Anfrísia Santiago, em Dias d'Ávila (dia 4/10), com participação da Birla Carbon (dia 14) e da Ford (dia 27). Em novembro, as palestras serão com profissionais da Kordsa (dia 10), Oxiteno (dia 24) e Basf (dia 27).  As escolas participantes do calendário deste ano são: Anfrísia Santiago e Normélio Moura (Dias d'Ávila), Marques de Abrantes, Darcy Ribeiro e Amélia Rodrigues (Camaçari).

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440