Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Empresas do Polo apresentam realizações socioambientais em Fórum de Sustentabilidade

As empresas BASF, Bayer, Kordsa, Bracell, Braskem, Oxiteno, Paranapanema, Unigel e Tronox apresentarão “cases” de realizações bem-sucedidas na área socioambiental como parte da programação do Fórum de Sustentabilidade do Polo Industrial de Camaçari, uma iniciativa do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) que acontece nos dias 1o e 2 de junho, em ambiente virtual. O objetivo do Fórum é destacar ações socioambientais desenvolvidas pelas empresas do Complexo Industrial que possam servir de exemplo e/ou gerar troca de experiências na área da sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento social, ambiental e econômico da região. O evento se integra a programação da Semana Mundial do Meio Ambiente.
Link para inscrição: https://acontece.onono.com.br/forum-sustentabilidade-camacari

Em palestra marcada para o primeiro dia do evento (1o de junho), a Tronox apresentará “case” sobre a evolução nas práticas de sustentabilidade ambiental da planta da empresa no Polo Industrial de Camaçari. A palestra será conduzida pelo gerente de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade da Tronox, Mário André Bernardo, que fará um paralelo entre a atuação da empresa nesta área com o próprio desenvolvimento da sustentabilidade no mundo, desde os anos 1970.

Mário André Bernardo focará na mudança observada no modelo de gestão, “que leva a uma operação cada vez mais sustentável”, desde a redução do consumo de água e energias, a diminuição das emissões atmosféricas e geração de resíduos, até às práticas de economia circular e o compromisso estratégico da Tronox com a redução da pegada de carbono.

“Atualmente, observa, a indústria química e petroquímica brasileira é regulada por uma das legislações mais rígidas do mundo, mesmo assim, empresas com o nível maduro de governança corporativa buscam ir além do que pede a legislação e adotam padrões ainda mais altos de sustentabilidade”, observa o gerente.

Por sua vez, a Bracell, representada por Meryellen Baldim Oliveira, coordenadora de Meio Ambiente e Certificações Florestais, destacará, no segundo dia do Fórum (2 de junho), a importância do manejo florestal sustentável para o equilíbrio ambiental, explicando como as áreas plantadas atendem à fábrica de celulose no Polo Industrial de Camaçari. Em primeira mão, ela ainda apresentará o “Floresta Sempre Viva”, livro idealizado pela Bracell evidenciando os benefícios da sustentabilidade para a fauna e flora na área de influência da empresa na Bahia.

“A Bracell entende que a sustentabilidade é uma das principais bases para o desenvolvimento. Por isso, será importante compartilhar as experiências e projetos que estamos realizando em prol do meio ambiente e do crescimento social e econômico do estado da Bahia. Afinal de contas, acreditamos na filosofia de que tudo o que fazemos deve ser bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima e bom para os clientes. Só, então, será bom para a empresa”, afirma Meryellen Oliveira.

Outros convidados
Além das empresas do Polo, o Fórum reunirá representantes das comunidades de Camaçari e Dias d´Ávila, das universidades, representantes do Governo, dentre outros convidados. O conceito do evento segue a linha dos exemplos práticos: as empresas participantes abordarão suas ações objetivas e bem-sucedidas para vencer desafios nas áreas da eficiência energética, reuso de água, reaproveitamento de resíduos e atividades socioambientais nas comunidades vizinhas, entre outros.

Na oportunidade, será lançada pelo Cofic, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), uma campanha de conscientização para a proteção do Anel Florestal, área de vegetação implantada em 1978, junto com o Polo, com o objetivo de estabelecer uma distância segura entre a área industrial e as comunidades vizinhas. A campanha pretende destacar a importância do Anel Florestal, que está sob a gestão da SDE, mobilizando as comunidades próximas em ações de proteção ambiental, incluindo combate ao desmatamento, queimadas e invasões.

Programação
O Fórum de Sustentabilidade será aberto pelo Cofic às 14h30 do dia 1o de junho, no ambiente virtual Onono (Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF), e o lançamento da Campanha de Proteção ao Anel Florestal. A partir daí, após informações da SDE sobre o Anel florestal e palestra sobre “Os Desafios da Sustentabilidade Hoje e no Futuro”, de Cristiana Brito, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BASF-América do Sul, as empresas BASF, Bayer, Kordsa e Tronox apresentarão seus “cases” na área socioambiental.

No segundo dia, haverá palestra sobre “Eficiência Energética e Reuso da Água”, a cargo da gerente de Eficiência Energética e Química/Petroquímica do Senai/Cimatec, Otanéa Oliveira, e apresentação de “cases” de mais cincos empresas: Bracell, Braskem, Oxiteno, Paranapanema e Unigel.

O Fórum é uma realização do Cofic, por meio da sua Comissão de Responsabilidade Social, com apoio das empresas Bahiagás, BASF, Bracell e Paranapanema.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440