Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Oxiteno tem melhor desempenho operacional dos últimos cinco anos

Apesar do cenário desafiador causado pela pandemia da Covid-19, a Oxiteno encerrou 2020 com receita líquida de R$ 5,22 bilhões e uma valorização de 22% em comparação ao ano anterior. Essa é a melhor performance da companhia nos últimos cinco anos. Especialmente na unidade de Camaçari, em maio deste ano foi registrada a maior produção de etoxilados dos últimos 57 meses, a sexta maior produção da história do site.

“Esse resultado só foi possível com o empenho de todas as áreas, com foco em produtividade, qualidade e segurança”, afirma Victor Falcão de Souza, gerente da unidade do Polo Industrial de Camaçari, que detalha em entrevista ao Polonotícias os planos da fábrica baiana em alinhamento com o Plano Estratégico de Sustentabilidade 2030 da Oxiteno.

Qual a produção atual da Oxiteno no Polo de Camaçari?

Victor Falcão - Mesmo com a Parada Geral de Manutenção da Oxiteno, entre março e abril deste ano, com duração de 30 dias, e da troca de catalisador da nossa unidade Oleoquímica, estamos expedindo em 2021 volumes mensais levemente acima da média realizada em 2020. O destaque é para a ocupação máxima das Unidades de Etoxilação e da própria Oleoquímica, demonstrando total integração na cadeia de produção dos Álcoois Etoxilados.

Como está o nível dessa produção em relação a anos anteriores?

VF - Apesar do cenário desafiador causado pela pandemia da Covid-19, a Oxiteno encerrou 2020 com receita líquida de R$ 5,22 bilhões e uma valorização de 22% em comparação ao ano anterior. Essa é a nossa melhor performance dos últimos cinco anos. Além disso, em 2020 registramos aumento nas vendas de 13% no setor de Home & Personal Care (produtos de higiene e limpeza) e 14% em Crop Solutions (formulações que apoiam o desempenho do agronegócio) em comparação a 2019. Estes resultados refletem as mudanças do mercado, uma vez que a pandemia impactou diretamente os hábitos de consumo da população em todo o mundo.

Especialmente na nossa unidade de Camaçari, em maio deste ano tivemos a maior produção de etoxilados dos últimos 57 meses, a sexta maior produção da história do site. Esse resultado só foi possível com o empenho de todas as áreas, com foco em produtividade, qualidade e segurança.

Quais os planos da fábrica de Camaçari para 2021/22?

VF - Os planos em Camaçari estão alinhados com o Plano Estratégico de Sustentabilidade 2030 da Oxiteno. A empresa tem como ambição estar entre as referências da indústria química em termos de segurança e meio ambiente. Por isso, buscamos evoluir cada vez mais os patamares de segurança, e estamos constantemente em busca de melhorias em nossos processos com intuito de otimizar nossa performance em termos de custos de operação e sustentabilidade, enquanto garantimos a continuidade operacional das Unidades Produtivas, principalmente nas que possuem grande taxa de ocupação, devido à alta demanda do mercado.

O que destaca como diferencial da Oxiteno no Polo de Camaçari?

VF - A Oxiteno, com a sua unidade oleoquímica localizada no Polo Industrial de Camaçari, é a única empresa no Brasil que fabrica ácidos graxos, álcoois graxos e glicerina a partir do óleo de palmiste, o óleo vegetal mais consumido no mundo. Oxiteno é membro ordinário da ONG Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), que desenvolve e implementa padrões globais para a cadeia sustentável desse insumo. Em apoio às causas defendidas, a empresa estabeleceu uma Política de Fornecimento de Óleo de Palma Responsável, que define requisitos específicos para os fornecedores dessa matéria-prima de origem renovável.

Alinhada ao Plano de Sustentabilidade 2030, a unidade de Camaçari (Oleoquímica) possui um projeto para o reaproveitamento de água de chuva.

Em alguns de nossos processos produtivos, a água é utilizada como matéria-prima, como sistemas de aquecimento, resfriamento e geração de vapor. Dessa forma, buscamos constantemente oportunidades de aumento de utilização de água de reuso, bem como de redução de consumo. Entre as metas 2030 da Oxiteno, estão dobrar o consumo da água de reuso nas unidades produtivas e reduzir em 10% o consumo de água global.

O que vem sendo feito na área de treinamento e formação de mão de obra?

VF - A companhi acredita que a evolução se dá através da química e das experiências que compartilhamos e nos fazem aprender sobre nós mesmos, nosso negócio e nosso papel no mundo. Neste contexto, lançamos em 2020 o OxiEducation, portal de educação que tem o objetivo de apoiar o processo aprendizagem de forma organizada e disseminar conhecimentos para desenvolver habilidades-chave tanto para liderança, quanto para o time funcional. Ele é dividido em cinco centros de aprendizagem: BeOxi , BeLeader , BeCustomer , BeEfficient e BeIndustrial, os quais abordam respectivamente ações de educação referentes à cultura e ao negócio, inspirações e ferramentas de liderança, conhecimentos e métodos para elevar a experiência do cliente, metodologias de gestão e conteúdo do mundo industrial.

A Oxiteno está investindo em novas tecnologias e inovação?

VF - A inovação faz parte do DNA da Oxiteno e está no centro da estratégia e, assim como a sustentabilidade, é tratada como um tema transversal dentro da companhia. Dessa forma, alinhada a essa cultura e às metas de crescimento responsável, os dois temas caminham juntos para gerar ainda mais valor ao desenvolvimento de produtos e soluções.

Na Oxiteno, a inovação é centrada em três principais pilares: Inovação de Produtos, Evolução Digital e Inovação Industrial. A inovação acontece em todas as camadas e horizontes, permitindo a evolução da empresa até aqui e o desenvolvimento de planos robustos para o seu futuro.

Os produtos da Oxiteno são insumos para quais produtos?

VF - A Oxiteno é líder na produção de tensoativos e especialidades químicas, e desenvolve soluções para os mercados de Crop Solutions, Home Care and I&I, Personal Care, Coatings, Oil & Gas, Industrial Applications, Functional Fluids, Nutrition & Health. Isso significa que a empresa está presente, com seus ingredientes e soluções, nos mais diversos produtos – desde plantações e produção de energia, até nas cores das paredes e nos cuidados com a casa e com o corpo.

Para o agronegócio, auxiliamos na potencialização do desempenho de ingredientes ativos no campo, com aplicações mais precisas, eficazes e sustentáveis para otimizar o uso de herbicidas, fungicidas e inseticidas.

Em relação aos cuidados pessoais, higiene e limpeza, temos um portfólio completo com soluções que incluem produtos para pele, cabelos, proteção solar, banho, e cuidados com a roupa, louça e limpeza de superfícies.

No segmento de coatings, por exemplo, estamos presente em todo o mercado de tintas, de arquitetônicas, industriais, e resinas & látex, desenvolvendo soluções cada vez mais ecoeficientes, com baixa toxicidade e baixo odor.

Quais mercados a empresa mais atende?

VF - A Oxiteno atualmente está presente em oito países das Américas, Europa e Ásia, e conta com 11 unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, México e Uruguai, além de dois Centros Globais de Pesquisa e Desenvolvimento, no Brasil e Estados Unidos, três Laboratórios de P&D, e oito escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, China e Colômbia. No Brasil, tem fábricas nas cidades de Suzano (SP), Tremembé (SP), Triunfo (RS), no Polo Petroquímico de Mauá (SP) e no Polo Industrial de Camaçari (BA).

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440