Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Kordsa vence novo prêmio e atesta o seu bom desempenho mesmo durante a pandemia

Premiada diversas vezes como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Kordsa no Polo Industrial de Camaçari, acaba de ganhar mais um prêmio: a empresa foi reconhecida como “o lugar mais incrível” para trabalhar do setor têxtil e o segundo lugar entre as empresas médias na premiação realizada pelo UOL e a FIA (Fundação Instituto de Administração). Isso significa que os 420 empregados da planta da Bahia veem a Kordsa como um espaço livre para a criatividade e onde suas opiniões são levadas a sério nas tomadas de decisões. “O diferencial é o protagonismo das pessoas. A alta liderança tem o compromisso, mas quem constrói uma grande e admirável empresa são as pessoas”, afirma Luiz França, Head de RH para as Américas, nesta entrevista ao Polonotícias.

A que atribui essa premiação da Kordsa?

Luiz França - O resultado da premiação é fruto da ação conjunta de todas as pessoas que trabalham em nossa empresa, que despertaram para a importância de construir um ambiente que é incrível e regado de felicidade por todas as pessoas, fazendo com que cada pessoa possa exercer sua parcela de contribuição para o bem-estar coletivo. É importante destacar que temos o sentimento comum de que estamos nesta empresa incrível para servirmos uns aos outros e, com o resultado do nosso progresso e evolução como indivíduos, tornamos tudo melhor ao nosso redor. Vamos além dos nossos produtos e serviços.

Quais os principais programas de gestão da Kordsa que contribuem para seus empregados se sentirem tão satisfeitos em trabalhar na empresa?

LF - Sempre destaco três pilares fundamentais que fazem a diferença para os passos de evolução, senso de pertencimento e propósito coletivo. Ao final de tudo o que fazemos, o que existe de mais importante são as pessoas, pois seres humanos melhores constroem uma sociedade melhor a partir de si próprio.

Portanto, inspirarmos nossas pessoas para criarem uma empresa melhor todos os dias, e que esta empresa sirva a sociedade para que possamos ter um modelo de como devemos ser como pessoas para que nossas atitudes e a maneira como todos nós, independente de nossos cargos ou papel social, cuidamos dos indivíduos para que nossas pessoas voltem para seus lares e comunidade todos os dias sentindo que progrediram e são melhores, sendo modelos para aqueles que amam, isto é fundamental. Inspirar para sonhar e prosperar é uma de nossas principais missões de liderança.

O cuidado e o respeito com cada ser humano só é possível quando libertamos as pessoas para que possam ser indivisíveis e sentirem-se parte de um ambiente regado pela diversidade, faz com que possamos seguir na nossa marcha de gerarmos oportunidade para todos em um ambiente acolhedor. Nosso programa Ser Plural nos educa todos os dias para quebrarmos as correntes dos nossos paradigmas e formarmos uma organização que está atenta ao que há de mais importante para cada pessoa.

E por fim, o pilar da transformação humana em um ser melhor todos os dias. Que é a nossa aspiração para desenvolver cada pessoa todos os dias, através dos encontros, diálogos, interações e vínculos que nos ajudam progredir moral e intelectualmente. Não é sobre o que aprendemos, mas a diferença que fazemos no mundo a partir do que aprendemos, portanto, nossos programas, além de nos preparar para fazermos o nosso trabalho de maneira incrível, também devem nos despertar para a importância de nos tornar seres melhores todos os dias, e seres melhores facilmente entregam o melhor para o nosso mundo.

Qual o diferencial da Kordsa para inclusão e respeito à diversidade?

LF - O diferencial é o protagonismo das pessoas. A alta liderança tem o compromisso, mas quem constrói uma grande e admirável empresa são as pessoas. Temos representantes de todas as nossas atividades liderando a mudança para que nossa organização possa ser transformada rapidamente para dizer e agir pelo sim à inclusão e à diversidade. Esta sinergia com diversas pessoas nos nutrindo com seus saberes e ampliando as lentes do nosso olhar para conduzir a organização são os fenômenos que nos tornam diferentes. Os grupos se formam de maneira natural e as pessoas despertam todos nós para qual a razão da existência de nossa empresa, e de que nada vale se não estivermos servindo a sociedade.

Como está o trabalho na Kordsa durante esta pandemia? Tem empregados ainda trabalhando em home-office?

LF - Resolvemos optar pela construção do modelo híbrido, mas não podemos nos afastar da essência do nosso modelo operacional, que ainda não pudemos mudar radicalmente. Somos uma organização que faz a transformação através de seu processo industrial, sendo que a interação entre as pessoas e o nosso ambiente é fundamental. Temos diversas iniciativas e estudos na busca de evoluirmos ao máximo para a flexibilidade de cada atividade, pois assim poderemos construir um modelo que sirva na totalidade às pessoas e respeite os limites dos nossos processos. As pessoas do administrativo são estimuladas para a prática do trabalho remoto flexível e temos equipes no mundo todo estudando como poderemos ter avanços nestes modelos para atender aos anseios da nossa gente.

Pode informar o perfil da empresa? Qual o volume de produção anual da Kordsa em Camaçari?

LF - Somos produtores globais de produtos de reforço e temos na Kordsa Camaçari a nossa vocação para entregarmos aos nossos clientes os melhores reforços para borracha, tendo como principais clientes o setor de produção de pneus. Por isto nos denominamos Reinforcers, pois temos ampliado nosso portfólio de produtos globais e atualmente distribuímos aos clientes nossos reforços de compósitos para fibra de carbono e reforços de fibras para a construção civil. Nossa operação brasileira produz em torno de 20 mil toneladas de fios e lonas de náilon e poliéster todos os anos.

A produção da Kordsa em Camaçari se destina a quais mercados?

LF - O nosso principal mercado é a América do Sul e temos um modelo de negócios global que busca a aproximação com os clientes de cada região, mas também somos exportadores para outras partes do mundo.

Como está a produção neste tempo de pandemia?

LF - Estamos atuando com capacidade plena mesmo diante do cenário da pandemia. A força da qualidade e confiança que os nossos produtos têm no mercado tem ampliado nossos indicadores de vendas e voltamos aos números anteriores ao período da pandemia. No primeiro semestre do ano passado reduzimos nossa capacidade de produção e afetou nosso volume anual em 30%, no entanto, estamos operando no limite da capacidade este ano.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440