Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Comissão de Higiene elabora novas normas para proteção à saúde ocupacional

A elaboração e aprovação da Norma de Gerenciamento da Exposição Ocupacional de Gestantes e Lactante foi um dos destaques da atuação, em 2021, da Comissão de Higiene Ocupacional do Cofic, que pretende avançar, este ano, na elaboração de novas normas para prevenção da saúde dos profissionais das empresas do Polo de Camaçari. “Os principais desafios para 2022 são a elaboração da Norma de Proteção Respiratória e da Norma sobre o PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, além da revisão da Norma de Ergonomia por conta da atualização da NR-17”, afirma Ester Bergsten, coordenadora da Comissão de Higiene Ocupacional do Cofic e engenheira especialista em SSMA da Braskem.

O propósito da Comissão ao elaborar e revisar normas é assegurar a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores do Polo. “O assunto Higiene Ocupacional foca, principalmente, na prevenção de doenças crônicas. Desta forma, o trabalho da Comissão contribui para reduzir o risco de potenciais agravos à saúde que poderiam ocorrer ao longo da vida laboral, através da disseminação de conhecimento técnico e elaboração de normas que apoiam as empresas associadas na gestão de seus riscos ocupacionais”, explica Ester Bergsten.

Vale destacar que a elaboração e aprovação, no ano passado, da Norma de Gerenciamento da Exposição Ocupacional de Gestantes e Lactante representou um avanço nas questões da saúde da mulher em um ambiente ainda predominante masculino. “É um assunto bem delicado, mas muito importante, em função do aumento de mulheres trabalhando em áreas com pouca tradição de participação feminina, como Operação e Manutenção, com potencial de exposição a agentes de risco”, informa a coordenadora. Ela destaca que “esta é a primeira norma do Cofic sobre o tema. Trata-se de uma norma orientativa para apoiar as empresas nas decisões quanto ao risco de exposição de gestantes e lactantes a agentes físicos, químicos e biológicos”.

A coordenadora destaca, ainda, entre os resultados do trabalho da Comissão de Higiene Ocupacional no ano passado, a elaboração da Norma de Gerenciamento da Exposição Ocupacional ao Calor, o workshop sobre a nova NR-1 – Elaboração do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) e a realização das palestras sobre Avaliação Qualitativa da Exposição a Agentes Químicos através da Metodologia de Control Banding e sobre Gerenciamento da Exposição Ocupacional ao Agente Físico Calor.

Implantada em fevereiro de 2018, a Comissão de Higiene Ocupacional do Cofic é referência nacional pela organização e trabalhos relevantes, inclusive com reconhecimento em congressos regionais por ser o primeiro Grupo Técnico de Higiene Ocupacional da Bahia. Segundo Ester Bergsten, “temos 25 participantes de 16 empresas associadas. Além desses profissionais, participam das reuniões da Comissão consultores de Higiene Ocupacional e Ergonomia que prestam serviços às empresas associadas, o que dá um total de aproximadamente 35 pessoas”.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440