Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Camaçari doa terreno para instalação do campus da Universidade Federal da Bahia

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, sancionou a lei 1.709/2022, que autoriza a doação de dois terrenos no bairro Jardim Limoeiro para implantação do campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) no município. Com um total de mais de 147 mil metros quadrados, as duas áreas estão localizadas no Loteamento Parque Nascente do Rio Capivara e vão abrigar o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), que iniciou suas atividades em setembro de 2018. A sede definitiva do Instituto “representa desenvolvimento para o município, pois auxilia na redução da desigualdade, além de fortalecer o movimento de expansão e interiorização da universidade”, afirma Maiana Matos, diretora do ICTI.

Após a assinatura da lei, o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, fez a entrega do documento ao reitor da Ufba, João Carlos Salles, que ressaltou a importância da implantação do campus no município. “Nós temos aqui o orgulho de sermos essa célula inicial de um projeto de Universidade, que é o lugar especial de produção de conhecimento, de formação de pessoas e  de cidadania”, disse

O gestor municipal destacou a negociação para ampliação da oferta da instituição. “O nosso sonho é que a Ufba tenha aqui a sua sede própria e que aqui seja de maneira definitiva um vetor universitário, que a Região Metropolitana seja forte a partir de Camaçari”, afirmou, informando que o objetivo da Prefeitura ao doar os terrenos é viabilizar a instalação, bem como fomentar a educação no município, que passará a ofertar diversos cursos de graduação, o que é de interesse público e social para a região.

Formação profissional para o Polo

A instalação definitiva do campus da Universidade Federal da Bahia vai contribuir ainda mais para a formação de profissionais para o Polo Industrial de Camaçari. Em entrevista ao Polonotícias, a diretora do ICTI, Maiana Matos, afirmou que “em um primeiro momento, a principal contribuição do instituto é para a formação de mão de obra local de qualidade para suprir as necessidades do Polo. Alguns dos nossos estudantes já estão inseridos em empresas da região na forma de estágios. Em um segundo momento, com o amadurecimento das linhas de pesquisas e alinhamento às necessidades locais da comunidade, notadamente a partir de 2022, será efetuado um trabalho mais intenso de aproximação com as empresas do Complexo Industrial, a exemplo do que vem sendo feito com projetos em parceria com secretarias específicas da Prefeitura de Camaçari”.

São muitas as possibilidades de parceria com as empresas do Polo. Segundo Maiana Matos, “a flexibilidade curricular permite diversas propostas de parcerias, notadamente temos diversos pesquisadores que atuam em temas relacionados às áreas industrial e de sustentabilidade. As áreas de possibilidades de atuação são amplas.  Atualmente, temos em aprovação para início o curso de Engenharia de Produção, que permitirá a formação de uma mão de obra especializada nesta disciplina. Além disso, outras duas áreas das Engenharias estão previstas: Elétrica e Mecânica, favorecendo e ampliando a oferta de profissionais locais nestas áreas.

Foi aprovada ainda uma área de concentração em Ciência de Dados, que permitirá que os estudantes tenham a possibilidade de dominar ferramentas de programação, visualização e análise de dados, o que garante um profissional dentro do espectro da indústria 4.0 e de uma produção que caminhe ao lado da Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440