A Continental é uma das "Empresas Psicologicamente Saudáveis" no Brasil. A empresa acaba de ser reconhecida nesta categoria na Premiação Excelência em Gestão de Pessoas, realizada pelo Grupo Gestão RH com o apoio técnico da FGV in Company. Presente no Polo Industrial de Camaçari desde 2006, a empresa tem um total de 2.273 empregados no complexo baiano, tendo como um dos diferenciais da gestão justamente cuidar também da saúde mental dos colaboradores, com investimentos em educação e treinamentos focados na qualidade de vida.
‘‘Este reconhecimento é extremamente valioso para nós, que, de forma muito intensa, temos nos debruçado na questão da saúde e bem-estar, tema que tomou enorme relevância com os impactos da pandemia. Temos investido muito na formação das lideranças em Gestão Humanizada, definimos uma clara estratégia de saúde e bem-estar e temos empoderado os colaboradores com discussões e orientações frequentes sobre o tema. Temos convicção de que essa jornada é longa e estamos aprendendo fazendo. Os desafios são grandes“, declarou Ana Claudia Oliveira, vice-presidente de RH para Brasil e Argentina, ao receber o prêmio, no último dia 17 de fevereiro, em São Paulo, em nome da Continental.
Segundo Ana Claudia, a premiação reflete a profunda jornada de transformação cultural em curso na Continental e vem somar a outros títulos importantes recebidos recentemente, como o selo Great Place to Work (GPTW) e o Prêmio CEOs e RHs Mais Admirados 2021. “Na Continental, acreditamos que quando promovemos um ambiente inspirador, saudável, respeitoso e inclusivo, onde as pessoas possam ser exatamente quem são, elas performarão com 100% das suas potencialidades. Acreditamos que com a saúde psicológica em foco, possibilitamos que os funcionários consigam aplicar todas as suas habilidades e competências de forma produtiva. Além de suportar todas as adversidades e situações de estresse que fazem parte do exercício da profissão”.
A estratégia de saúde mental da Continental é focada em três pilares: no indivíduo, nas relações e na cultura organizacional. “Nas relações, por exemplo, estamos investindo no desenvolvimento em uma Liderança Humanizada, ensinando-os a ter uma gestão de confiança com a equipe, proporcionando um ambiente de segurança psicológica. Na cultura organizacional, realizamos um trabalho forte de flexibilidade e controle para evitar excesso de jornadas”, informa Ana Claudia, ressaltando que “o Programa de Flexibilidade implantado em todas as plantas da Continental assegura ao colaborador, dentre tantos benefícios, melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”.
A vice-presidente explica que a avaliação da saúde psicológica dos profissionais “está inserida no periódico da empresa, questionário de saúde auto-aplicável, com enfoque em rastrear casos com maiores sinais de risco de sofrimento psíquico; avaliação com médico do trabalho e entrevista com psicólogo(a) de todos os casos com escores acima ou igual a 8 no questionário ou encaminhados pelo médico do trabalho. Se necessário encaminhamento para psicoterapia externa ou acompanhamento com psiquiatra”.