Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Líder da Bayer pretende abrir mais espaço para as mulheres na fábrica do Polo de Camaçari

A Bayer Camaçari está com nova direção: a engenheira química Alline Silva. A terceira mulher consecutiva na liderança da fábrica quer abrir espaço para mais mulheres. Com experiência no Brasil e exterior, um de seus desafios é tornar a fábrica de Camaçari – uma das primeiras do complexo baiano a ter mulheres em sua operação – cada vez mais diversa e inclusiva, assumindo o compromisso de contar com pelo menos 50% de mulheres em cargos de liderança, prometendo trabalhar pessoalmente para atingir essa meta. Atualmente, a força feminina representa 35% do total dos 170 colaboradores diretos.

Ainda em fase de adaptação, Alline Silva conta que gosta de estar presente na fábrica, “conversando e conhecendo os seus funcionários, indo muito além dos processos”. Como tem também formação em Recursos Humanos, preza pelo desenvolvimento humano e sabe que “para a fábrica ir bem, as pessoas têm que estar bem”. Por isso, já está na sua pauta de trabalho “a adaptação ao modelo de trabalho híbrido, buscando dar o maior conforto possível aos nossos funcionários, promovendo saúde, bem-estar e equilíbrio emocional para que todos sintam-se seguros e cuidados por nossa organização”.

Como a planta da Bayer vem de uma grande retomada de operação, a ideia inicial da nova líder é dar continuidade ao que foi feito pelas suas antecessoras, otimizando processos e tornando a fábrica cada vez mais produtiva. Seu objetivo é “a retomada da plena capacidade do site, após soluções de alguns problemas de produção, advindos de fatores externos, como disponibilidade de matérias-primas”. Isso sem contar, “os estudos para investimentos em projetos de sustentabilidade, otimização de processos e inovação”.

Manter o compromisso com a sustentabilidade também está nos seus planos. “Seguiremos inovando e buscando soluções para iniciativas-chaves do nosso site, como a neutralização da emissão de carbono e o Projeto Aterro Zero, com 100% dos resíduos gerados nas operações e atividades enviados para destinações mais sustentáveis, que consideram a Reciclagem, Reutilização, Reincorporação e Recuperação Energética”. Além disso, ela ressalta o desafio de “contribuir para a mitigação da fome, enquanto uma empresa de agricultura, que tem como seu compromisso o lema ‘fome para ninguém’, criando iniciativas de apoio e desenvolvimento para as comunidades”.

Quem é a nova líder

Natural de Sorocaba, interior de São Paulo, Alline Silva, 42 anos, é formada em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-Graduação em Qualidade & Produtividade pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e  MBA em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Alline iniciou sua carreira em 2002, na Basf, como estagiária de Engenharia de Processos. Após essa primeira experiência, migrou para a Procter & Gamble (P&G), onde se manteve por quase 12 anos, ingressando como Engenheira de Processos e deixando a companhia como Gerente de Operações. No seu emprego seguinte, na Mondelez International, teve a oportunidade de liderar uma operação em Toronto, no Canadá, por mais de um ano, até aceitar o convite da Bayer para retornar ao Brasil, como gerente de Manufatura da fábrica de São José dos Campos (SP), em 2017. Após três anos, aceitou o desafio de estar à frente da operação da unidade da Cargill de Goiânia, liderando mais de 1500 funcionários. Em fevereiro deste ano, reingressou na empresa, para assumir a posição de gerente da Bayer Camaçari (BA).

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440