Ampliar a oferta de fornecedores para o Polo de Camaçari é o desafio da Comissão de Suprimentos do Cofic este ano. Para isso, uma das metas é reestruturar o Programa de Qualificação de Fornecedores - PQF, desenvolvido em parceria com o IEL Bahia, principalmente para atrair parceiros em novas áreas, como elétrica e instrumentação. “O desenvolvimento de pequenos e médios fornecedores da região é fundamental, sobretudo em relação ao aumento do número de empresas e mão de obra qualificadas para atender às demandas das indústrias”, afirma Marcelo Dantas, coordenador da Comissão e Outsourcing Specialist da Unigel.
Segundo o coordenador, as metas da Comissão de Suprimentos para o ano de 2022 são: reestruturação e relançamento do PQF (Programa de Qualificação de Fornecedores) desenvolvido pelo IEL e que atende a várias empresas associadas ao Cofic; realização de palestras e eventos voltados para o desenvolvimento dos profissionais de Suprimentos participantes do Fórum de Suprimentos; e viabilização dos processos estratégicos de compras coletivas com as indústrias do Polo, parceiras do Cofic.
“A primeira ação foi criar Grupos de Trabalho (GTs) para atuar em cada meta definida e acompanhar sua implementação ao longo do ano”, informa Marcelo Dantas, explicando que a Comissão de Suprimentos vai buscar “maior interação com outras comissões do Cofic, para alinhamento de expectativas e necessidades dos GTs, como por exemplo, os GTs de Manutenção e de SSMA”
Para os meses de abril e maio de 2022, Marcelo Dantas ressalta que “estaremos principalmente reformulando e validando o novo PQF, com o objetivo de implementá-lo no início do segundo semestre deste ano. Além disso, traremos novos palestrantes com temas relevantes relacionados à área de Suprimentos”.
O desafio para este ano, de acordo com o coordenador da Comissão de Suprimentos, é “desenvolver novos fornecedores em algumas disciplinas, como, por exemplo, serviços de elétrica, instrumentação, manutenção de válvulas, calibração de instrumentos, instalação de dispositivos técnicos provisórios, emissões acústicas, locação de equipamentos, principalmente guindastes acima de 200 toneladas e plataformas elevatórias acima de 20 metros. Essas são as categorias que temos mais dificuldade tanto em encontrar bons profissionais como também empresas qualificadas na região para executar essas atividades”.
O desenvolvimento de pequenos e médios fornecedores da região, através do PQF, é fundamental sob vários aspectos, avalia Marcelo Dantas, “sobretudo em relação ao aumento do número de empresas e mão de obra qualificadas para atender às demandas das grandes indústrias do Polo e regiões circunvizinhas, trazendo como consequência a geração de emprego e renda para a população local”.
A Comissão de Suprimentos tem por objetivo discutir assuntos de interesse mútuo e promover a troca de experiências nessas áreas, envidando esforços para identificação, atração e desenvolvimento de fornecedores qualificados para atender ao Polo Industrial de Camaçari. Participam do grupo 23 empresas, entre as quais Acelen (convidada), Bracell, Braskem, Cetrel, Cibra, Continental, Dannemann (convidada), Deten, Kordsa, Oxiteno, Siemens Gamesa, Tronox e Unigel.