A Braskem acaba de anunciar o lançamento do seu primeiro edital para apoiar projetos sociais voltados ao desenvolvimento local e sustentável nas comunidades onde a companhia atua. Na Bahia, a empresa selecionará trabalhos de organizações sociais de Camaçari, Dias d'Ávila, Candeias, Simões Filho e Salvador, que podem receber recursos de até R$ 80 mil cada. No total, será disponibilizado o montante de R$ 1 milhão para apoiar até 15 iniciativas em cinco estados: Bahia, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
A iniciativa, intitulada 1º Edital Braskem: Projetos que Transformam, busca estimular ações que fomentem o acesso à educação e promovam a economia circular, a inovação e o empreendedorismo. “Os projetos apoiados pelo edital deverão fomentar o desenvolvimento sustentável das comunidades e atender a alguns requisitos, como serem executados em até 12 meses, beneficiarem diretamente o público da área de influência das operações da Braskem e focarem em uma necessidade da comunidade”, informa a companhia. Na Bahia, serão priorizados projetos que atendam as comunidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari, a Região Portuária de Aratu e a Dutovia, que liga o Porto de Aratu, em Candeias, ao Polo Industrial de Camaçari.
"A Braskem segue empenhada em desenvolver as comunidades do seu entorno, proporcionando bem-estar e ampliando o impacto positivo da sua presença na região. Esse edital potencializa essa política de Responsabilidade Social da empresa e busca apoiar projetos relevantes para as comunidades", afirma Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
Inscrições abertas
As Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos (OSCs) interessadas no edital devem participar de uma capacitação para elaboração dos projetos. As inscrições para a capacitação estão abertas até o dia 23 de maio pelo site da Prosas, empresa responsável pelo edital (http://editalbraskem2022.prosas.com.br), onde também está disponível o regulamento. O treinamento está programado para acontecer entre 7 e 10 de junho, nos formatos webinar, online e ao vivo. Já o período de inscrições para o edital será de 20 de junho a 14 de julho.
Com o edital, a Braskem visa selecionar trabalhos que atuam no setor da economia circular por meio de um modelo de negócios que aborde desafios de sustentabilidade e/ou de educação ambiental. Em inovação e empreendedorismo, os projetos devem capacitar pessoas para desenvolver negócios de impacto socioambiental, com foco no empreendedorismo feminino ou racial. Já em educação, o objetivo é ampliar e facilitar o acesso direto à educação, principalmente relacionado às áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), e à formação técnica.
Serviço:
1º edital Braskem: Projetos que Transformam
Período de inscrições para capacitação: 5/5 a 23/5
Período da capacitação: 7/6 a 10/6
Período de inscrições para o edital: 20/6 a 14/7
Regulamento e inscrições: http://editalbraskem2022.prosas.com.br