Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Recorde de Inscrições para o Prêmio de Educomunicação Digital 2022

O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari realiza a segunda edição do Prêmio de Educomunicação Digital 2022 para estudantes das escolas públicas de Camaçari e Dias d’Åvila, desta vez com o tema “Alunos, Escola e Comunidade”. A premiação deste ano registra o número recorde de 450 inscritos de 17 escolas dos dois municípios. Desse total, serão anunciados, no dia 4 de julho, os 60 estudantes que vão participar das oficinas para produção de peças de comunicação em três diferentes linguagens: Podcast, Vídeo com dispositivos móveis e Fotografia com celular. Essa é mais uma iniciativa das empresas do Polo de Camaçari, em parceria com as secretarias de Educação de Camaçari e Dias D’Ávila, contando com a realização da Cipó Comunicação Interativa.

“O tema da premiação deste ano surge com a ideia de pensar qual é a ligação, o quê conecta a escola, os alunos e a comunidade. A escola está dentro de uma comunidade, os alunos vêm dessas comunidades, e como é que essa escola, como é que a educação se conecta com esses aprendizados, esses saberes, e a própria cultura dessas comunidades na qual ela está inserida”, afirma Nilton Lopes, coordenador da Cipó Comunicação Interativa. Ele ressalta que o objetivo é que “os estudantes consigam pensar sobre a escola como parte da comunidade, evidenciando a ligação da educação com a cultura, a tradição, os aspectos geográficos, a fauna e flora”.

A premiação começa com um momento de formação, que será realizada virtualmente. De 6 e 8 de julho, acontece a oficina educomunicativa sobre o tema central do Prêmio. De 11 a 15 de julho, serão realizadas as oficinas de linguagem avançada em Podcast, Vídeo com dispositivos móveis e Fotografia com celular.

Além de atender aos estudantes, a iniciativa também envolve a realização de uma oficina para os professores nos dias 5 e 7 de julho. Depois dessa fase de treinamentos, estão programados os encontros de mentoria, de 22 de julho até 21 de outubro, seguidos da Mostra de Qualificação, de 13 a 22 de setembro, e da entrega final das peças no dia 28 de outubro. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 2 de dezembro.

Ao final do processo, todos os estudantes selecionados para o Prêmio de Educomunicação Digital receberão certificado de participação e as peças de comunicação serão utilizadas para mobilização da comunidade escolar. Com essas peças, como lembra Nilton Lopes, “o prêmio acaba sendo uma forma de mobilizar outros estudantes, ampliando essa mobilização para a própria comunidade”.

Segundo o coordenador da Cipó, “o Prêmio de Educomunicação Digital, mais do que uma premiação, é um fomento para processos educativos lúdicos, que integra a escola e que promove a participação efetiva dos estudantes, utilizando os meios digitais para ampliar seu processo formativo”.

Vale registrar que os 450 estudantes inscritos na premiação deste ano são de 11 escolas de Camaçari e de 6 de Dias d’Ávila.

Escolas de Camaçari:

  1. Educacional do Gravatá
  2. Hildebrando Filho
  3. Maria Quitéria
  4. Marques de Abrantes
  5. Edgard Santos
  6. Maclina Maria
  7. Ilay Garcia
  8. Parque Verde
  9. Normal
  10. Luiz Pereira
  11. Luis Rogério

Escolas de Dias D’Ávila

  1. Normélio Moura
  2. Pe Torrend
  3. Laura Folly
  4. Carlos Drummond
  5. Altair da Costa
  6. Anfrisia Santiago
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440