Acelen acaba de dar início ao curso inédito de qualificação profissional em operador de processo de refino de petróleo para 350 estudantes dos municípios vizinhos à sua fábrica no Polo de Camaçari. O curso é fruto de um investimento de R$ 4,6 milhões e está sendo conduzido pelo Senai Bahia em suas unidades de Candeias, Lauro de Freitas e Cimatec. Em breve, terão início mais dois cursos: o de Manutencista Júnior em Elétrica e o de Instrumentação e Manutencista Júnior em Mecânica.
“Meu objetivo é fazer cumprir o cronograma muito bem, me capacitar, me preparar, para que no futuro tenha melhores oportunidades de emprego”, afirma Munique Evelin Batista, 21 anos, moradora de Camaçari, uma das selecionadas entre 1.253 inscritos. Assim como ela, seus colegas no curso têm mais de 18 anos e são moradores de Camaçari, São Francisco do Conde, Candeias, Madre de Deus, Salvador e regiões circunvizinhas.
No lançamento do curso, no último dia 15 de agosto, o vice-presidente de Recursos Humanos da Acelen, João Raful, disse que “a parceria com o Senai faz parte desse nosso propósito de formar novos profissionais, de investir nas pessoas e na sociedade. Chegamos para ficar na Bahia, e o Senai veio justamente somar a esse nosso propósito”.
O diretor regional do Senai Bahia, Rodrigo Vasconcelos, por sua vez, ressaltou que “esse é o papel do Senai: formação de mão de obra profissional para as indústrias da Bahia. Com esse trabalho conjunto com a Acelen, espero que no final desse processo essas 350 pessoas consigam melhores oportunidades”.