Com operações no Polo Industrial de Camaçari desde 2011, a Siemens Gamesa idealizou e está implementando o projeto Diversificar para qualificar profissionais com deficiência. Em parceria com o Senai, está ofertando o primeiro curso de Operador Mantenedor. Com um total de 65 inscritos, as aulas tiveram início em 29 de agosto e vão até 19 de janeiro de 2023. O curso é totalmente gratuito, 100% presencial e acontece na unidade do Senai Camaçari.
O objetivo do programa é oferecer qualificação e desenvolvimento para profissionais com deficiência na região de Camaçari, assegurando uma boa formação técnica para a inclusão com autonomia no mercado de trabalho. Segundo André Luiz Santana dos Santos, Relações com o Mercado - RMS do Senai, esta primeira turma do curso de Operador Mantenedor inclui também conhecimentos sobre NR 35, Ponte Rolante, Operação de Plataforma Elevatória e Orientação e Desenvolvimento Pessoal.
Segundo maior fabricante mundial de turbinas eólicas, a Siemens Gamesa é uma empresa hispano-alemã que tem aproveitado o grande potencial da Bahia para a energia eólica. Na sua fábrica no Polo de Camaçari produz naceles - compartimentos da turbina que abrigam o mecanismo do gerador. Cada turbina produzida pela empresa é capaz de gerar até 2 MW/ano.