O Comitê de Inclusão & Diversidade do Polo é formado por representantes das empresas que têm como objetivo compartilhar as melhores práticas para gerar ambientes de negócios livres de preconceitos e discriminação. Atualmente, 12 empresas estão representadas no Comitê: Avon, Basf, Bayer, Braskem, Boticário, Bridgestone, Dow, Ford, Kimberley, Kordsa, Oxiteno e Sodexo.
“A iniciativa reflete a preocupação das empresas em prover um espaço ainda mais plural e inclusivo, livre de discriminação, que favoreça a multiplicidade e garanta a discussão e criação de projetos que visam o fortalecimento da igualdade de oportunidades em nossa sociedade”, afirma a coordenadora do Comitê, Isa Pinheiro, analista de Recursos Humanos da Kordsa.
Segundo a coordenadora, “o Comitê organiza reuniões mensais, toda segunda quarta do mês, com os representantes das empresas participantes, quando discutimos as práticas de Inclusão & Diversidade das empresas e articulações de projetos que possam melhorar a realidade das cidades no entorno do Polo de Camaçari e Aratu”.
A primeira reunião do ano aconteceu em janeiro, na sede do Grupo Boticário, quando foi apresentado o seu Programa de Inclusão e Diversidade. Em fevereiro, a reunião acontece na sede da Basf, que tem uma governança estruturada por grupos de afinidade formados por colaboradores voluntários: o Women in Business (WIB - focado na equidade de gênero), o Be Yourself (B@YOU - diversidade sexual) o Black Inclusion Group (BIG - igualdade racial) e o Be Different (B# - inclusão de pessoas com deficiência). Recentemente, a Basf implementou um novo procedimento (Painel Diverso) na etapa de contratação. O objetivo é que no processo de seleção de um candidato haja representatividade entre os recrutadores, ou seja, o grupo deve ser composto por pessoas plurais: mulheres, negros, LGBTQI+ e pessoas com deficiência.
As experiências das empresas, como a Basf, serão compartilhadas no primeiro semestre deste ano. A coordenadora do Comitê, Isa Pinheiro, informa que “inicialmente desenhamos um modelo de benchmarking para aumentar o nosso conhecimento e trocar as diferentes formas de abordar o tema internamente em nossas empresas para adoção de políticas afirmativas”. Para o segundo semestre, ela informa que “o propósito é construir um projeto conjunto para impactar positivamente as comunidades vizinhas às nossas empresas”.