Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Braskem patrocina projetos de educação ambiental em três municípios

Os projetos de educação ambiental patrocinados pela Braskem mobiliza as comunidades vizinhas ao Polo de Camaçari. Nos primeiros seis meses da Casa So+ma, em Camaçari, 793 famílias se cadastraram no projeto e contribuíram para arrecadar mais de 23 toneladas de resíduos - este volume representa a economia de 1,1 milhão de litros de água e evita a emissão de 51 mil kg de CO² e o desperdício de 62 mil kWh de eletricidade. Outro projeto, o Plastitroque, ação itinerante de troca de resíduos por moedas simbólicas (Plasticoins) foi realizado em Camaçari e Candeias, e agora está acontecendo em Dias d'Ávila, até 15 de junho, no Colégio Laura Folly.

"Precisamos mudar nossas atitudes agora para construir um futuro sustentável e ações como a Casa So+ma e Plastitroque ajudam a chamar a atenção para o tema da reciclagem, incentivando a adoção do consumo consciente e descarte correto dos resíduos. Desta forma, fortalecemos a economia circular e mitigamos os impactos negativos no planeta", afirma Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Em seis meses da Casa So+ma, 793 famílias se cadastraram no projeto, o que representa 67% dos moradores do entorno do Centro Comercial de Camaçari – “Feira”, onde a unidade está instalada. Os pontos acumulados com a entrega de materiais foram trocados por 430 recompensas, sendo que 77% foram alimentos. Os moradores também receberam itens de higiene pessoal, limpeza e um curso de capacitação.

Primeira unidade do programa na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a Casa So+ma de Camaçari atende cerca de 300 mil moradores da cidade, estimulando a adoção de novas práticas sustentáveis. Além de promover a educação ambiental, a iniciativa, que é desenvolvida pela startup So+ma com patrocínio da Braskem e suporte da Prefeitura de Camaçari, por meio da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), contribui para a geração de renda para a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (COOPMARC), parceira da ação, que comercializa o material arrecadado.

Cadeia de valor - Além da Casa So+ma, a Braskem também patrocina outras iniciativas que estimulam a educação ambiental, a exemplo do Plastitroque, ação itinerante que incentiva a troca de resíduos plásticos por moedas simbólicas, batizadas de Plasticoins, que podem ser acumuladas e revertidas em alimentos e produtos de limpeza. Durante a ação, cada 300g de resíduos vale um Plasticoin, que pode ser trocado por feijão, arroz, macarrão, café, fubá de milho, açúcar, leite em pó, farinha ou água sanitária. 

O projeto, que já foi realizado em Camaçari e Candeias, está mobilizando a população de Dias  d'Ávila até o dia 15 de junho. Desta vez, o Plastitroque acontece no Colégio Laura Folly, que possui em média 1.100 alunos no ensino fundamental e no EJA - Educação de Jovens e Adultos. Cerca de 150 crianças da Escola Creche Municipal São Francisco de Assis também participam da ação.

Outra iniciativa é o Programa Ser+, promovido pela Braskem em parceria com a Cooperativa Mãos Verdes. A proposta é fomentar a cadeia da reciclagem por meio da capacitação de cooperativas que operam a coleta seletiva, triagem e comercialização de Resíduos Sólidos Urbanos – RSU. Na Bahia, o programa atende quatro cooperativas, estimulando a geração de renda e inclusão social dos catadores de recicláveis. Com apoio do projeto, os cooperados alcançaram uma renda média de R$ 1703,57 no primeiro trimestre de 2022, o que representa um crescimento de 87% em relação a 2021. Nesse mesmo período, foram comercializadas 176,81 toneladas de resíduos, um aumento de mais de 200% em comparação aos três primeiros meses de 2021.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440