Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Bracell lança iniciativa inédita para preservação de vegetação nativa, com meta para 2025

Instalada no Polo de Camaçari desde a década de 1970 produzindo celulose solúvel, a Bracell lançou o Compromisso Um para Um: para cada um hectare plantado de eucalipto vai conservar um hectare de área nativa. A iniciativa, inédita no setor de celulose no país, vai contribuir para a conservação de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga em tamanho igual às áreas de plantio de eucalipto. O investimento inicial é de R$ 12 milhões, com meta a ser alcançada até o final de 2025. Atualmente, a proporção entre áreas cultivadas da companhia e áreas de conservação é de 0,56.

“Esta iniciativa inédita é importante porque amplia a área de atuação da empresa na conservação da biodiversidade para além das nossas áreas de operação. Adotamos esse compromisso de forma permanente. Assim, caso a companhia aumente as áreas de plantio de eucalipto após 2025, proporcionalmente, será ampliado também o total de áreas conservadas, de forma a manter o Compromisso Um para Um”, afirma Marcio Nappo, vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Bracell.

Parceria para proteção da biodiversidade

Recentemente, a Bracell assinou um termo de cooperação mútua com a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema) para executar ações conjuntas voltadas à proteção da biodiversidade em Unidades de Conservação de Mata Atlântica no estado, como os Cânions do Subaé e a bacia do rio Subaúma.

“Este acordo reforça o compromisso da Bracell com a preservação da qualidade ambiental não apenas em suas áreas próprias, mas, também, em áreas públicas e de outros proprietários particulares na Bahia. Vamos contribuir com recursos financeiros e com nossa expertise para o planejamento e a execução das ações com vistas a restaurar e proteger áreas de vegetação nativa, assegurando que a fauna e a flora silvestres tenham respeitados espaços vitais para perpetuação”, afirma Guilherme Araújo, diretor-geral da Bracell Bahia.

A companhia também assinou um termo de compromisso com a Fundação Florestal de São Paulo para patrocinar ações de proteção em 66 mil hectares de matas nativas, que incluem áreas da Mata Atlântica e do Cerrado Paulista, e firmou parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica para apoiar ações de restauração em Áreas de Preservação Permanente (APP) e áreas de Reserva Legal, contribuindo para a formação de corredores ecológicos, conectividade de fragmentos remanescentes e preservação de recursos hídricos.

Reservas Particulares do Patrimônio Natural

Um dos diferenciais da Bracell para proteger a biodiversidade é a constituição de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). A companhia possui quatro RPPNs no litoral norte baiano, totalizando mais de 3 mil hectares de proteção da vegetação nativa, fauna e flora. Entre estas, destaca-se a RPPN Lontra, em Entre Rios, que recebeu o título de Reserva Avançada da Biosfera da Mata Atlântica pela Unesco e abriga centenas de espécies da fauna e flora silvestres, muitas delas raras e ameaçadas de extinção.

Associada ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável desde o ano passado, a Bracell aderiu, em abril, às nove metas do Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade, reforçando sua intenção de continuar adotando boas práticas para a proteção da biodiversidade.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440