Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Elekeiroz vai lançar novo produto na fábrica do Polo Industrial de Camaçari

A maior e mais antiga produtora nacional de químicos intermediários, a Elekeiroz, chega aos 128 anos. Presente no Polo de Camaçari há 20 anos, a empresa está prestes a lançar seu novo plastificante DOTP, alternativa aos ftalatos, a ser produzido na fábrica baiana. Para esta produção estão sendo investidos R$ 15 milhões na modernização e adaptação dos ativos de Camaçari. A meta inicial é produzir 12 mil toneladas/ano desse plastificante não ftalato, que é usado como aditivo para PVC para conferir flexibilidade a produtos como calçados, filmes plásticos e mangueiras.

De acordo com a empresa, sua história, desde a fundação até os dias de hoje, tem sido construída com a compra de importantes ativos. Um dos exemplos é a integração da Ciquine Companhia Petroquímica e da Air Products. Hoje, ambas compõem a planta no Polo de Camaçari. “Em 2002 a Elekeiroz integrou a Ciquine Companhia Petroquímica, ampliando a produção de anidrido ftálico e plastificantes e voltando a fabricar álcoois. Em 2013 adquiriu a planta de gás-oxo da Air Products, destinada a produzir hidrogênio e insumos para o processo produtivo de oxo-álcoois e ácido 2-etil hexanóico. Esta é a atual planta de gases (PGE)”, informa a empresa.

Programa ESG

Como parte da comemoração pelos 128 anos, a companhia reforça seu compromisso em construir o futuro a partir de soluções químicas sustentáveis e atuação responsável, com foco no Programa ESG, lançado em 2021. “Descobrimos que, mesmo antes de implementar o programa ESG, já estávamos no caminho com práticas sustentáveis, política ambiental, governança rigorosa e nossa estrutura de capital. Do ponto de vista social, verificamos a necessidade de aumentar o ritmo, então, nos concentramos nas comunidades próximas às nossas instalações na Bahia e em São Paulo”, afirma Elder Martini, CEO da Elekeiroz.

A companhia investiu R$ 2,5 milhões em projetos sociais via leis de incentivo que estão levando experiências educacionais e culturais para as escolas públicas próximas, além de capacitação para alunos e educadores. Em Camaçari, a Elekeiroz desenvolve o projeto Imagens em Ação, que leva aulas de cinematografia para escolas públicas. No primeiro semestre de 2022, uma aluna de Camaçari foi a um festival na França apoiada pela empresa. Destaque também para o projeto Brasil de Tuhu, que tem como objetivo musicalizar o ambiente escolar. As atividades são os Concertos Didáticos com apresentação teatral, nos quais são entregues gibis e kits educativos aos alunos, além das vivências musicais, que empodera educadores para a realização de atividades de musicalização em sala de aula.

No pilar ambiental, além dos plastificantes vegetais, a Elekeiroz conquistou 65% de autossuficiência energética em suas plantas. No Polo de Camaçari, especificamente, a empresa obteve 75% de redução na emissão de gases do efeito estufa após investimento na planta de gases, com maior integração energética e implantando tecnologia que “recicla” o dióxido de carbono. “O projeto Reciclo de CO2, além da contribuição ambiental, aumentou a eficiência na produção de gás de síntese e a geração de vapor para uso no processo produtivo. Consistiu na instalação de um compressor para “reciclar” a corrente de dióxido de carbono (CO2)”, informa a empresa.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440