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Prêmio Educomunicação Digital mobiliza estudantes de Camaçari e Dias d’Ávila

O Prêmio Educomunicação Digital 2022 levou os estudantes das escolas de Camaçari e Dias d’Ávila a refletirem sobre sua realidade. Do total de 430 inscritos, 84 alunos do 5º ao 9º ano de 10 escolas foram selecionados e participaram das oficinas e mentorias para criar peças de comunicação (podcast, vídeo e fotografia com celular), tendo como base o tema deste segundo ano da premiação: Alunos, Escola e Comunidade. Na etapa final, 27 estudantes concluíram suas produções e, desses, 18 foram premiados no último dia 16 de dezembro. A iniciativa é das empresas do Polo Industrial de Camaçari, por meio do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), em parceria com as secretarias de Educação dos dois municípios, conduzida pela Cipó Comunicação Interativa.

Os 18 estudantes premiados, que realizaram projetos nas três áreas definidas pela premiação, representam as seguintes escolas: 

Podcast: 3 alunos das escolas Edgard Santos e Ilay Garcia (Camaçari) e 3 alunos das escolas Laura Folly, Normélio Moura e Pe Torrend (Dias d’Ávila)

Fotografia: 2 alunos das escolas Edgard Santos e Marques de Abrantes (Camaçari) e 4 alunos das escolas Laura Folly, Pe Torrend e Altair da Costa(Dias d’Ávila)

Vídeo: 1 alunos da escola Luis Rogério (Camaçari) e 5 alunos das escolas Normélio Moura e Anfrísia Santiago(Dias d’Ávila)

“O Prêmio de Educomunicação Digital, promovido pelo Cofic, se consolidou como um trabalho importante e efetivo no fortalecimento das atividades pedagógicas das escolas de Camaçari e Dias d'Ávila. Estimulou os estudantes a produzirem conteúdos sobre a sua relação com a escola e com a comunidade, fazendo com que refletissem sobre a própria escola e a comunidade. O que fortalece a escola, fortalece os vínculos e fortalece também a própria formação do estudante, que se nutre de outros valores e outras perspectivas”, afirma Nilton Lopes, coordenador da Cipó Comunicação Interativa.

Segundo ele, “o que talvez seja ainda mais importante é que o processo de produção de conteúdo ajuda o próprio estudante nos desafios da língua portuguesa, reforçando a sua capacidade de produção de conteúdo, estimulando a leitura e a escrita”.

Na avaliação de Monica Santana, membro da Comissão de Avaliação, jornalista, mestre e doutoranda pela Ufba, “os adolescentes participam da premiação de modo distinto, com o desafio de se colocar num processo educativo diferente, que é um processo que parte da expressão deles, dos seus pensamentos e ideias. Não é o processo como eles estão acostumados de sentar e assistir a uma aula. Exige uma outra postura e a inserção em um outro tipo de processo educativo, que é o de enxergar que a sua opinião, a sua visão, a sua ação são a prioridade”.

Mais participação das escolas

O Prêmio Educomunicação Digital também traz resultados para as escolas. De acordo com Nilton Lopes, “a premiação deste ano foi um sucesso porque a gente conseguiu fazer com que mais escolas participassem. Foram mais horas de formação, com novos professores implicados no processo. Isso traz uma valorização da metodologia da educomunicação na escola”.

“A avaliação é de que o Prêmio ampliou o escopo de trabalho do ano passado e tem uma tendência de aumentar ainda mais a participação, visto que outros estudantes já estão instigados a participar e as escolas estão mobilizadas a se candidatar para serem destacadas”, complementa.

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