Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Nudec realiza VII Fórum Social com extensa programação sociocultural

O Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec) realizou o seu VII Fórum Social no final de setembro, com apresentações e debates sobre temáticas do seu Programa de Formação Anual. A programação incluiu desde a análise sobre a expectativa e cenários para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025, que acontecerá em novembro, em Belém, até o debate sobre A Violência nas Escolas, nos Estádios de Futebol e na Política. Também teve sarau de poesia, dança do ventre e show de samba. O encontro sociocultural aconteceu no auditório do Cofic e contou com 51 participantes.

“O Fórum Social Nudec é um espaço formativo e cultural, aberto e plural, onde os líderes comunitários do Núcleo de Defesa Comunitária do Cofic se reúnem anualmente para discutir e debater temáticas trabalhadas nas Oficinas Temáticas Mensais, integrantes do Programa Anual de Educação Continuada, além da apresentação de projetos exitosos desenvolvidos nos cenários comunitários”, afirma o educador Jorge Amaral, coordenador do programa junto com a educadora Célia Urpia.

Segundo Amaral, a realização desta edição “possibilitou aos líderes comunitários a apropriação do conhecimento sobre as temáticas debatidas e a reflexão individual e coletiva, resultando numa nova modalidade de se inter-relacionar, o que fortalece a visão sistêmica – indispensável nas agendas das ações comunitárias sustentáveis de sucesso”.

O VI Fórum Social Nudec teve início com a recepção de “Abelhinha” e “Paulo Cintura” no cerimonial. Os debates estruturados trataram de temas como A Juventude na Sociedade, COP30 no Brasil: Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 – Cenários e Resultados Esperados, A Violência nas Escolas, nos Estádios de Futebol e na Política, Empoderamento Feminino e Economia Circular e Vida Saudável e Alimentação Alternativa. Também teve apresentação sobre o Cultivo de Hortas Comunitárias, com exposição dos Resultados da experiência dos voluntários Nudec (depoimentos e produtos).

Na programação artística, houve apresentação de Dança do Ventre e do Show de Talentos com os grupos As Poderosas, Sarau de Poesia e Samba no Pé, além da Mostra Cultural de Karatê com a Associação Diasdavilense Karate Shotokan. O destaque do VII Fórum Social é que toda a agenda foi realizada pelos próprios voluntários do Nudec. Como explica Jorge Amaral, “toda a programação foi planejada e articulada pelo Time Nudec, sob a orientação de seus mediadores, e alicerçado em três grandes pilares: [1] Educação em Valores Humanos, [2] Aprendendo a Cuidar e a ser cuidado e [3] Mediação no Desenvolvimento da Ação Comunitária”.

Sobre o Nudec

Formado por 60 voluntários dos bairros de Camaçari e Dias d'Ávila próximos ao Polo de Camaçari, o Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec) foi criado pelo Cofic em 24 de outubro de 2001 para dar suporte ao PEC – Plano de Emergência na Comunidade como uma base voluntária e permanente para orientar a população em eventuais situações de emergência no Polo, mas sua atuação vai muito além: seus integrantes hoje atuam como agentes multiplicadores e tranquilizadores nas questões que envolvem saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440