Com o propósito de contribuir para a formação de estudantes, as empresas do Polo de Camaçari promovem visitas regulares às suas fábricas. Em outubro, a Basf recebeu 29 alunos do curso técnico em Petroquímica do Senai Cimatec e a Braskem recepcionou 21 estudantes do curso técnico em Química do Senai de Alagoinhas. O Cofic, por meio do programa Ver de Dentro, promoveu a visita de alunos da Escola Thomaz Camilo, de Camaçari, à Unipar, e da Escola Edgard Santos, de Camaçari, à Cetrel. Neste mês de novembro, no dia 19, está prevista a ida de alunos da Escola Carlos Drummond, de Dias d’Ávila, à Indorama.
“Receber os estudantes por meio do nosso programa de visitas é uma iniciativa que valorizamos imensamente. Nosso objetivo é ir além da teoria, mostrando na prática a complexidade e as oportunidades da indústria petroquímica. É inspirador ver como essa imersão contribui para o conhecimento e a paixão nos futuros profissionais que serão os pilares da inovação e do desenvolvimento em nosso setor”, afirmou Tânia Oberding, diretora-industrial do Complexo Acrílico da Basf.
“Abrir as portas para alunos de um curso técnico é uma forma de contribuir para a formação de futuros profissionais que poderão atuar no setor químico e petroquímico. Essa troca é salutar, pois os alunos têm a oportunidade de conhecer de perto nossos processos industriais, padrões de segurança, práticas sustentáveis e tecnologias de ponta”, pontuou Marcio Borges, coordenador Laboratório de Controle de Qualidade da unidade Q1 da Braskem na Bahia.
Visita à Basf
Na Basf, engenheiras da empresa apresentaram os processos industriais relacionados à fabricação de SAP (polímero superabsorvente), produto químico amplamente utilizado em produtos como fraldas e absorventes, além de monômeros — matéria-prima essencial para a produção de resinas utilizadas em tintas e adesivos. Em seguida, os estudantes percorreram o “Caminho Seguro”, um trajeto que conecta a área administrativa às instalações industriais de maneira segura, quando tiveram a oportunidade de observar as plantas industriais e visitar as salas de controle, aprofundando a compreensão sobre o funcionamento prático do complexo industrial.
Para Raphael Almeida, estudante do Senai Cimatec que participou da visita, a experiência foi enriquecedora. “A visita à Basf foi muito proveitosa, pois me fez conhecer muito mais sobre a indústria. Pude entender de maneira mais visível e ampla certos assuntos que estudo, o que me trouxe novas perspectivas sobre o meu futuro”, declarou o universitário. Já para seu colega, Nilson Queiroz dos Santos Filho, a visita proporcionou uma noção sobre a planta que seria difícil adquirir apenas em sala de aula. “Acredito que essa visão me permitirá ter melhor desempenho nos estudos”, afirmou.
Visita à Braskem
Na Braskem, os estudantes participaram do tour pela unidade industrial e conheceram também o Laboratório de Qualidade da Q1, onde são feitas as análises físico-químicas das matérias-primas e dos produtos, finais e intermediários da unidade. Essa visita faz parte do programa “Formando Laços” da empresa, que recebe nas unidades da petroquímica visitantes interessados em conhecer os processos produtivos.
“A atividade proporcionou aos estudantes uma visão real do ambiente industrial, ampliando seus conhecimentos técnicos e fortalecendo competências essenciais para o mercado de trabalho, como atuar em equipe, responsabilidade socioambiental e postura profissional. Sem dúvida, essa experiência será um marco importante na formação dos alunos, despertando ainda mais o interesse pela área e reforçando a importância de aprender continuamente”, ressaltou Jamile Batista dos Santos, professora de Desenvolvimento de Métodos Analíticos, Produtos e Processos do Senai Alagoinhas.