A Ford vai ampliar seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia no Cimatec Park, no Polo de Camaçari, com a inauguração de um novo prédio dedicado à engenharia no primeiro semestre de 2026. Instalada numa área de 6 mil m² — a maior ocupada por uma empresa no ecossistema de inovação — o complexo da Ford reúne seis prédios com escritórios e laboratórios de realidade virtual, onde cerca de 80% do tempo dos profissionais é destinado para iniciativas globais de desenvolvimento, inovações em tecnologias semiautônomas, conectividade e soluções para descarbonização.
“Essa ampliação reforça o compromisso da Ford em continuar investindo nos talentos brasileiros e nos posiciona como um dos centros de desenvolvimento da empresa mais competentes no mundo. A parceria junto ao Senai Cimatec na Bahia é fundamental para esse crescimento, permitindo uma formação de alta qualificação em um ambiente de tecnologia e inovação”, afirma Alex Machado, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.
O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, que também engloba o hub de ideação em Salvador e o Campo de Provas em Tatuí, no interior de São Paulo, conta com mais de 1.500 especialistas, em sua maioria engenheiros, que são responsáveis pelo desenvolvimento de um terço das funcionalidades presentes nos veículos da empresa em todo o mundo.
“A inovação contínua é o diferencial entre as empresas que vão crescer e as que vão desaparecer neste mundo em constante mudança. Isso nos leva a outro grande desafio: a demanda cada vez maior por engenheiros e especialistas. Vimos nesse cenário a oportunidade de ampliar nossa atuação com a exportação de serviços de engenharia e inteligência automotiva para os principais mercados da Ford, aproveitando a criatividade, versatilidade e a sólida experiência em custos dos nossos profissionais”, ressalta Alex Machado.
Como polo de inovação da Ford na América do Sul, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia destaca-se entre os nove centros da empresa no mundo, oferecendo um conjunto abrangente de capacidades. Nos últimos anos, a demanda por soluções tecnológicas tem aumentado de maneira contínua, elevando tanto o volume de projetos quanto a complexidade técnica envolvida.
“A engenharia brasileira não apenas contribui significativamente, mas lidera projetos globais, a exemplo de três das oito famílias de motores da Ford no mundo. Queremos ser a primeira opção de desenvolvimento de tecnologias da Ford e estamos conseguindo nos destacar”, finaliza Alex Machado.