Cofic realiza encontros com Nudec e Conselho Comunitário

Mantendo sua programação mesmo no cenário atípico da pandemia, o Cofic realiza novos encontros virtuais com a comunidade. No dia 2 de outubro, o Conselho Comunitário tem mais uma reunião ordinária, liderada pela Basf. Já o Nudec (Núcleo de Defesa Comunitária) reúne seus integrantes no dia 15 de outubro. Vale registrar que os encontros são realizados pela plataforma Zoom e o Cofic envia os convites antecipadamente por e-mail e whatsapp para todos os participantes. Parte das atividades (treinamentos e palestras) é coordenada pelos educadores Jorge Amaral e Célia Urpia e vem contando com a participação ativa dos integrantes do Conselho e do Nudec.

“O objetivo de todos esses encontros é manter o diálogo, a troca de experiências e aprendizagens em um momento tão difícil como o que estamos vivendo”, afirma Érico Oliveira, superintendente de Pessoas e Comunicação do Cofic. A professora Jeane Moura, membro do Conselho, complementa: “Como temos vários segmentos representados no Conselho Comunitário, as discussões, os questionamentos e as informações são de alta relevância para as comunidades”.

Ela ressalta que, entre os temas de interesse neste momento de dificuldades para todos, está a questão de como o ambiente doméstico vem sendo afetado pela pandemia. “Não está fácil o convívio familiar, uma vez que o nível de estresse está alto dentro das casas. A crise que vivemos assusta muito, mas vejo nas ações do Conselho Comunitário uma voz que dialoga com as comunidades não apenas sobre temas relacionados com as atividades do Polo, mas também sobre esses assuntos, com credibilidade”, diz.

Para Maurina Moacir Nascimento, contadora, pedagoga e servidora da Prefeitura de Camaçari, “o suporte recebido do Cofic, por meio dos inúmeros treinamentos e capacitações, vem propiciando aos voluntários do Nudec condições para atuar de forma eficiente nas comunidades vizinhas ao Polo Industrial, criando um elo entre os poderes públicos e a população, prestando informações e esclarecimentos sobre as formas de prevenção e consequências do coronavírus”.

Os encontros virtuais do Nudec, para José Jorge de Jesus dos Santos, guarda municipal de Camaçari, são fundamentais. “Como grande número de nosso grupo é formado por agentes de saúde e por profissionais que permaneceram trabalhando nas comunidades, o que estamos aprendendo é muito importante para todos nós e nossa comunidade”.

Como voluntária tanto do Conselho Comunitário, como do Nudec, Kate Santos, tecnóloga em Segurança do Trabalho em Camaçari, diz que “os encontros virtuais promovidos pelo Cofic  nos dão a ideia de integração, de fortalecimento de redes, possibilitando, mesmo à distância, conexões e trocas importantes e direcionamentos necessários para a condução do nosso trabalho”.

“Os encontros virtuais são uma oportunidade de manter o treinamento, nos fortalecer e estarmos unidos neste momento de dificuldades”, afirma a educadora e instrutora Célia Urpia, que a cada reunião convida os participantes a multiplicar os conhecimentos adquiridos em seus grupos familiares e comunitários. Já o educador Jorge Amaral diz que “os encontros nos ajudam a olhar para frente nesse momento de adversidades, descobrindo caminhos e atitudes que possam nos conduzir a um novo patamar de convivência pacífica e prosperidade”.

Conselho
O Conselho Comunitário Consultivo é um canal permanente de diálogo entre as empresas do Polo e as comunidades vizinhas de Camaçari e Dias d´Ávila para discussão de assuntos de interesse mútuo, prioritariamente nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social. Primeiro conselho comunitário instalado em um complexo industrial no país, o Conselho Comunitário Consultivo do Polo de Camaçari foi instituído em 14 de dezembro de 1994 e é formado por 24 representantes de vários segmentos comunitários, incluindo participação do Inema e Defesa Civil dos dois municípios.

Nudec
O Núcleo de Defesa Comunitária – Nudec – é formado por 60 voluntários residentes em bairros de Camaçari e Dias d´Ávila, próximos ao Polo. Tem por objetivo dar suporte ao PEC – Plano de Emergência na Comunidade, atuando como uma base voluntária e permanente das comunidades para orientar a população em eventuais situações de emergência no Polo, de forma rápida, eficiente e coordenada, além de contribuir também para o fortalecimento e consolidação da Defesa Civil na região. Criado pelo Cofic em 24 de outubro de 2001, o Nudec também tem contribuído para formar voluntários multiplicadores.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440