Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Senai Bahia inicia formação de 160 alunos em parceria com a BYD em Camaçari

O Senai Bahia iniciou a formação de 160 alunos em quatro turmas do curso de Aperfeiçoamento em Operação Automotiva na unidade de Camaçari. O curso começou no dia 25 de julho e visa preparar profissionais para atender às demandas da BYD Auto do Brasil, que está instalando sua fábrica no Polo Industrial de Camaçari. Essa é a primeira ação da parceria firmada entre o Senai e a BYD para cooperação em projetos nas áreas educacional, tecnológica e científica. A previsão da empresa é gerar 10 mil empregos, entre diretos e indiretos.

“Estamos muito felizes com essa parceria. Acreditamos que é um ponto de partida essencial para começarmos a capacitar jovens e adultos de forma qualificada. Vamos transformar a Bahia num polo exportador dos nossos produtos que são desenvolvidos com alta tecnologia e com a certeza de que podemos ter uma mão de obra com uma excelente base de formação”, afirma Tyler Li, presidente da BYD Auto do Brasil.

No total, 2 mil pessoas se inscreveram no processo seletivo, composto por duas etapas de caráter eliminatório e classificatório. Com carga horária de 80 horas, o curso vai abordar conceitos de eletromobilidade e produção de veículos, além de processos ligados à montagem, soldagem e pintura veicular. “O Senai tem expertise na formação de mão de obra para a indústria. Buscamos ampliar e adaptar nosso portfólio de cursos em alinhamento com as novas demandas de mercado. Com o avanço da frota de veículos eletrificados no Brasil, modelamos um curso de aperfeiçoamento com este foco”, explica Evandro Mazo, diretor regional do Senai Bahia.

Futuro promissor

O protocolo de intenções entre Senai Bahia e a BYD Auto do Brasil foi assinado no dia 12 de julho, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia. Na oportunidade, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, projetou uma futura parceria para a criação de um grande centro tecnológico da montadora chinesa na Bahia. “Que a gente possa evoluir aqui, com todo esse ambiente que temos hoje graças ao Senai Cimatec, e possamos ser um grande centro tecnológico da BYD fora da China”, enfatizou.

Na ocasião, o vice-presidente sênior da BYD, Alexandre Baldy, também destacou que "o desejo da BYD é criar um verdadeiro Vale do Silício em terras baianas. Desta forma, nós conseguimos desenvolver inovadores produtos que geram experiência.” Ele afirmou que “tudo que nós hoje realizamos, tudo que nós hoje investimos, é o compromisso de produzir tecnologia, inovação, de produzir para melhorar a vida das pessoas.” Segundo Baldy, o plano da BYD é ambicioso: "Nós vamos fazer de Camaçari um marco histórico que o Brasil ainda não mensura o tamanho do protagonismo global que ele pode ser com o maior projeto de uma green tech global, da maior empresa global de carros eletrificados".

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440