Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

BYD apresenta primeiro carro elétrico de teste montado na fábrica de Camaçari

Com uma linha de montagem das mais modernas do mundo, a BYD deu partida na sua fábrica no Polo de Camaçari, no dia 1o de julho, apresentando os primeiros veículos montados no país -  os modelos Dolphin Mini e Song Pro. Foram apenas 15 meses entre o início das obras e a inauguração. A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões no complexo, em uma mega-estrutura de 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol. A fábrica começa com capacidade de produzir 150 mil veículos/ano, com expansão para 300 mil na segunda fase e, quando todas as fases estiverem concluídas, deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos.

“A BYD é uma empresa feita por engenheiros e uma das que mais investem em pesquisa e
desenvolvimento no mundo. Toda essa tecnologia agora está presente na nossa fábrica brasileira. Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da nossa linha de produção. Esse é um momento histórico não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade sustentável em toda a América Latina. Escolhemos a Bahia pela força de seu povo, pela mão de obra capacitada e por acreditarmos no potencial transformador dessa região”, afirma Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD Américas e Europa.

A linha de montagem da BYD na Bahia é considerada uma das mais modernas do mundo, mas a fábrica está operando inicialmente no sistema SKD (Semi Knocked-Down), o que significa que os veículos são finalizados no Brasil. A empresa informou, na inauguração, que “a planta evoluirá gradualmente para produção nacional completa — incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local”.

A BYD anunciou também a qualificação de 106 empresas instaladas no país para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A Continental Pneus de Camaçari, vizinha da fábrica com uma história de sucesso de mais de 150 anos e é uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, é a primeira companhia oficialmente homologada.

Durante a cerimônia de inauguração, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou o marco histórico do novo momento vivenciado pelo estado, que passa a sediar uma das maiores e mais modernas montadoras da América Latina: “Estamos colocando a Bahia, mais uma vez, no centro das atenções quando o assunto é desenvolvimento e transição energética. Esta nova etapa que estamos presenciando na fábrica da BYD, em Camaçari, mostra a força e o potencial do nosso estado, e tenho certeza de que nos renderá frutos e resultados de altíssima qualidade. O Governo do Estado, juntamente com o Governo Federal, segue firme para continuar garantindo geração de emprego e renda para o povo baiano, mantendo os índices favoráveis que a Bahia registra atualmente, com oferta de mão de obra qualificada e mais oportunidades, não somente em Camaçari, mas em toda a região metropolitana”.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440