O Grupo de Trabalho (GT) de Manutenção do Cofic, composto por 10 gerentes de manutenção de empresas do Polo de Camaçari e Candeias, tem por objetivo discutir e aprimorar a manutenção industrial na região, com foco no aumento da competitividade e segurança industrial das associadas. Para este ano, o GT prioriza a capacitação e formação de mão de obra, seguindo o sucesso dos cursos técnicos de Formação de Caldeireiro Industrial. Isso se alinha ao desenvolvimento de um calendário plurianual unificado para eventos de manutenção planejada, ao fortalecimento da cadeia produtiva e à identificação de oportunidades de cooperação mútua.
“Seguimos o plano de trabalho estabelecido para cada biênio, com ações em diferentes temas que foram priorizados, de acordo com o direcionamento do Conselho de Administração do Cofic”, afirma Davi Ohlweiler, gerente de Manutenção na Braskem BA, conselheiro do Cofic e coordenador do GT Manutenção. Para o biênio atual, ele informa as cinco áreas de atuação programadas: capacitação e formação de mão-de-obra na região, desenvolvimento do calendário plurianual unificado de eventos de manutenção planejada, competitividade da cadeia, oportunidades de sinergias e cooperação mútua.
Cursos de Caldeireiro Industrial
Um exemplo prático da atuação do GT de Manutenção é a contribuição do curso de Formação de Caldeireiro Industrial, desenvolvido em conjunto com o Senai-Cimatec, que já capacitou 100 profissionais em quatro turmas piloto. Essa iniciativa surgiu de uma pesquisa dos profissionais de RH junto às empresas associadas.
Os resultados são considerados altamente positivos. Além da qualificação da mão de obra, Davi Ohlweiler destaca a relevância “do processo de certificação, que permite maior rigor na contratação de serviços e um melhor desempenho em segurança, produtividade e qualidade em intervenções envolvendo a especialidade de caldeiraria para as empresas contratantes de serviços. Isso, por sua vez, resulta em satisfação pessoal para os profissionais e melhores resultados para as empresas prestadoras de serviços”.
Expansão da oferta de qualificação
Inspirado pelos resultados dos cursos de Caldeireiro Industrial, o GT de Manutenção planeja expandir sua oferta de capacitação. Neste segundo semestre, o GT de RH vai realizar uma nova pesquisa com as empresas associadas para identificar o interesse em novos cursos, a exemplo do de mecânico de turbomáquinas e eletricista industrial, tendo como referência o modelo do curso de caldeiraria.
Conforme informa Ohlweiler, a atuação do GT de Manutenção do Cofic é fundamental para o aumento da competitividade e segurança das operações industriais do Polo Industrial de Camaçari, principalmente tratando de assuntos de interesse comum relacionados à manutenção industrial das empresas associadas ao Cofic.