O Cofic - Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - e a GIZ Brasil - agência de cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável - se reúnem, no dia 30 de julho, com empresas do Polo Industrial de Camaçari e representantes de instituições de ensino para alinhamento sobre o projeto Profissionais do Futuro/Economia Verde. O projeto de educação profissionalizante visa atender jovens das comunidades vizinhas, prioritariamente oriundos de famílias mais vulneráveis.
O projeto tem por objetivo a inserção da economia verde nos currículos escolares e ampliação das perspectivas de emprego para jovens de 18 a 21 anos, majoritariamente negros(as) e vulneráveis, moradores(as) da Região Metropolitana de Salvador, em setores estratégicos para o desenvolvimento econômico verde e para atender a escassez de mão-de-obra qualificada da região. A formação será realizada por instituições de ensino credenciadas pelo MEC, entre as quais o Senai Bahia.
“O projeto visa a oferta de vagas nas unidades fabris e em ocupações industriais para jovens da comunidade do entorno, prioritariamente para aqueles oriundos de famílias mais vulneráveis, garantindo a aprendizagem industrial, com disciplinas de economia verde”, afirma Josiane Falvo, gerente de Projeto na GIZ Brasil. Ela explica que o projeto também visa “qualificar trabalhadores das empresas com formação especializada e otimizada aos processos industriais adaptada aos conceitos de economia verde”.
De acordo com Josiane Falvo, a parceria com o Cofic e as empresas do Polo de Camaçari se propõe a atender quatro dimensões: a aprendizagem, assegurando que o jovem tenha a experiência na planta industrial e também na sala de aula; a inserção de disciplinas de economia verde (Economia Circular e Energias Renováveis) na aprendizagem industrial; a inclusão produtiva de jovens vulneráveis das comunidades vizinhas; e a parceria com as empresas em prol da educação profissional.
A expectativa da GIZ Brasil é capacitar os jovens aprendizes em tarefas de complexidade progressiva para atender às novas demandas do mercado de trabalho e, também, prepará-los para ocupar posições futuras na economia sustentável.
A GIZ Brasil é uma empresa federal alemã voltada para cooperação técnica e promoção do desenvolvimento sustentável. A GIZ está presente no país desde 1962, onde desenvolve projetos educacionais focados em sustentabilidade. Saiba mais: https://www.giz.de/en/worldwide/12055.html