Mais de 100 motoristas e representantes do setor de transporte de pessoal das empresas do Polo Industrial de Camaçari participaram do encontro de atualização promovido pelo Cofic, por meio de sua Comissão de Transporte, no final do mês de julho. Durante o evento, foram apresentadas as normas e a revisão do PCP (Plano de Contingência do Polo), com o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores e a rápida resposta a possíveis incidentes durante a mobilidade no complexo industrial. O evento contou com o apoio do Detran.
“Consideramos a avaliação positiva, pois atingimos o resultado esperado com um grande número de motoristas participando e contribuindo até o final do evento. A percepção é que conseguimos fortalecer os laços entre os motoristas e as empresas”, afirma Bruno Leal Oliveira, gestor de Transportes na Braskem e coordenador da Comissão de Transportes do Cofic. Ele ressalta que “o principal resultado vamos colher ao longo do ano com a redução do número de acidentes e incidentes relacionados ao trânsito. Motoristas mais conscientes e motivados podem levar a uma maior eficiência e produtividade no trabalho”.
Segundo ele, o principal objetivo do encontro foi “levar para os motoristas temas importantes relacionados à segurança no trânsito, reforçando e atualizando as normas com palestrantes especialistas e que conseguiram reter a atenção de todos, além de apresentar a revisão do PCP (Plano de Contingência do Polo)”. A expectativa, como explica Bruno Leal, é a “redução do número de acidentes e incidentes de trânsito com nossos fornecedores de transporte e que todos saibam o que fazer durante uma possível situação de emergência no Polo”.
Vale ressaltar que o PCP, ou Plano de Contingência do Polo, é um conjunto de normas e procedimentos estabelecidos para situações de emergência no Polo de Camaçari, com o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores. O PCP define como as empresas devem agir em caso de emergências, incluindo planos de evacuação e o uso de recursos como o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e o Plano de Atendimento Médio de Emergência (PAME).