A BYD inaugurou oficialmente sua fábrica no Polo de Camaçari no último dia 9 de outubro - a primeira fora da China e também a primeira no país a produzir carros elétricos e híbridos. A cerimônia contou com a presença do fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e de várias autoridades. Com investimento de R$ 5,5 bilhões, a planta tem capacidade inicial para produzir 150 mil veículos/ano e 300 mil na segunda etapa, sendo considerada um marco na produção nacional de veículos sustentáveis.
“A implantação da BYD torna a Bahia protagonista na produção nacional de veículos sustentáveis. A fábrica brasileira vai revolucionar na geração de empregos, vai trazer uma marca de descarbonização para a nossa economia, vai trazer a possibilidade de olhar o Brasil como potencial para a energia eólica, solar, para a produção de hidrogênio verde”, afirmou durante a inauguração o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Esse diferencial também foi destaque no discurso do presidente global da BYD, Wang Chuanfu: "Há 16 anos, criei os 'Três Sonhos Verdes' da BYD: gerar, armazenar e utilizar energia limpa. Ver esse ecossistema se tornando realidade aqui na Bahia é a materialização dessa missão". Ele conta que “há dois anos, em uma visita ao Brasil, percebi o potencial do etanol. Decidimos, então, que traríamos nossa tecnologia híbrida plug-in, mas com um motor flex desenvolvido por e para este país. O carro que entregamos hoje ao Presidente Lula é a prova de que a BYD não apenas investe no Brasil, mas cria com o Brasil soluções únicas para o mundo”.
Segundo a empresa, alinhado às metas de transição energética do país, o complexo automotivo obteve certificação internacional I-REC, que atesta que 100% da energia elétrica consumida vem de fontes limpas e renováveis. Localizado na nova Avenida BYD, mudança de nome aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia, a planta do Polo de Camaçari abriga uma das mais modernas estruturas fabris automotivas da América Latina, com 4,6 milhões de metros quadrados de área. A linha de produção mista permite a fabricação simultânea de modelos híbridos e 100% elétricos. A partir de 2026, a produção será nacionalizada, com etapas como estamparia, soldagem e pintura, além de um maior índice de componentes fabricados no país.
Desde o início de outubro, 350 trabalhadores foram contratados. A empresa informa que a previsão é de alcançar 1,8 mil até o fim do mês e 2 mil nas semanas seguintes. Em pleno funcionamento, o complexo terá potencial estimado de 20 mil empregos, entre diretos e indiretos, incluindo funcionários, prestadores de serviço e fornecedores. “Toda nossa indústria será feita por baianos e para baianos. Vamos fabricar o BYD dolph mini aqui na Bahia e essa fábrica será uma das mais tecnológicas e modernas do mundo. Com capacidade para produzir um carro por minuto”, afirmou Stella Li, vice-presidente da BYD.