Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Braskem se posiciona entre os líderes globais na gestão climática e hídrica

A Braskem foi reconhecida pelo CDP (Carbon Disclosure Project), organização ambiental global sem fins lucrativos, por sua liderança em transparência corporativa e desempenho em mudanças climáticas e segurança hídrica. Entre as diversas ações adotadas pela companhia está um projeto desenvolvido na unidade do Polo de Camaçari, que reduziu em 46% as perdas de água, gerou economia de cerca de R$ 32,4 milhões em combustível e evitou a emissão de 30 mil toneladas de CO₂. Esta iniciativa, premiada pelo Grupo Novonor, reconheceu o trabalho dos engenheiros Amanda Moraes Rosa, Cristiano Tourino, Elisson Riller e Kamilla Carvalho.

O reconhecimento com a pontuação “A” marca o retorno da Braskem ao grupo de liderança global do CDP. “Estar na ‘A List’ do CDP reforça que as nossas ações são reconhecidas como referência em transparência e gestão de riscos ambientais por investidores, analistas e demais stakeholders. É uma honra ter recebido tamanho reconhecimento”, afirma Roberta Manzini, responsável por Desenvolvimento Sustentável da Braskem. Em 2025, o CDP avaliou cerca de 20 mil empresas, entre as mais de 22,1 mil que reportaram informações ambientais por meio da sua plataforma.

Iniciativa de desenvolvimento sustentável

Entre as práticas adotadas pela Braskem está o projeto que recebeu o Prêmio Destaque 2025 do Grupo Novonor: “Aumento da Produção Específica das Caldeiras da UTE Q1-BA”. O projeto teve como objetivo aumentar a produção específica das caldeiras da UTE Q1, no Polo Industrial de Camaçari, que são responsáveis pela geração de vapor para processos essenciais e geração de energia. Para isso, os engenheiros Kamilla Carvalho, Cristiano Tourino, Elisson Riller e Amanda Moraes Rosa implementaram um estudo estruturado com Lean Six Sigma – metodologia para eliminar desperdícios, agilizar processos, reduzir falhas e variabilidade com base em uma análise multivariável e ajustes operacionais.

O resultado: os profissionais conseguiram um ganho financeiro estimado em R$ 32,4 milhões na economia de combustível, além de evitar a emissão de 30 mil toneladas de CO₂ e reduzir em 46% as perdas de água associadas ao processo.

“Ao reduzir custos variáveis e otimizar a geração de vapor, o projeto garante maior competitividade e confiabilidade no fornecimento de produtos, mantendo a operação estável e segura, ao mesmo tempo em que economiza recursos e diminui a emissão de CO₂. Uma iniciativa que é sinônimo de desenvolvimento sustentável”, afirma Carlos Alfano, diretor Industrial da Braskem na Bahia.

A iniciativa já está sendo replicada em outras unidades da Braskem, conta Kamilla Carvalho, engenheira de Produção, ressaltando que o projeto “contribui diretamente para a sustentabilidade, reduzindo emissões de gases de efeito estufa e economizando recursos naturais, como água e energia, ajudando a mitigar impactos ambientais e reforçando o compromisso da empresa com a transição para uma economia de baixo carbono”.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440