A planta da Continental Pneus no Polo Industrial de Camaçari inicia 2026 sob nova liderança com a chegada de Shander Basílio à diretoria da unidade. Natural de Jundiaí (SP), o executivo traz na bagagem uma trajetória de 15 anos no mercado internacional e passa a comandar a fábrica que emprega mais de 2 mil profissionais — 90% deles da própria região. Basílio assume o desafio de fortalecer a eficiência e a inovação, dando continuidade à ampliação dos resultados positivos da unidade baiana, única da empresa no Brasil dedicada à produção de pneus para os mercados nacional e internacional.
“Estou feliz em estar de volta ao meu país depois de muitos anos, especialmente neste período em que a planta de Camaçari completa 20 anos de existência. Nosso foco permanece em oferecer produtos de qualidade aos nossos consumidores. A fábrica já conta com um trabalho consolidado e um time altamente qualificado, e espero contribuir para que continuemos operando com eficiência e inovação, mantendo a produtividade e alcançando resultados consistentes”, afirma o executivo
Graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Paulista, Shander possui MBA em Gestão de Projetos e MBA Internacional em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, além de ser pós-graduado em Gestão Empreendedora pela mesma instituição. Com mais de 28 anos de experiência na Continental em três diferentes continentes, sua atuação na empresa inclui posições de liderança em diversas unidades do grupo, entre elas: diretor nas plantas da Eslováquia e Sérvia, diretor de unidades da China, incluindo Diretoria Adjunta no joint venture da Conti em Shanghai, bem como gerente Sênior de Operações na planta da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
Foco na mobilidade sustentável
Única unidade da Continental a produzir pneus no Brasil, a planta do Polo de Camaçari opera com duas linhas de produção: pneus para veículos leves (carros de passeio) e para veículos pesados (caminhões). A empresa também vem investindo para reduzir o impacto da produção de pneus no meio ambiente, seguindo o programa estratégico global “Visão 2030” com metas para uma mobilidade mais segura, inteligente e sustentável.
Em Camaçari, são realizados o monitoramento, o controle e a gestão de toda a energia gerada ou consumida, garantindo o uso racional das fontes energéticas e a minimização de perdas e desperdícios. Atualmente, além da adoção de motores de alta eficiência, 100% da iluminação da unidade é composta por tecnologia LED, que reduz o consumo de energia, tem alta durabilidade e não possui materiais tóxicos em sua composição.
A empresa informa que a fábrica de Camaçari também possui a certificação emitida pela plataforma I-REC, que atesta a utilização de energia elétrica proveniente exclusivamente de fontes renováveis, com elevado desempenho em sustentabilidade. Outro avanço importante é o foco na eletrificação das caldeiras, hoje os únicos consumidores de gás natural na unidade. A iniciativa contribui diretamente para a redução das emissões de CO₂ e reforça o compromisso com uma produção cada vez mais sustentável. Saiba mais em:www.conti.com.br