Com patrocínio da Braskem, foi lançado no último dia 13 de junho, em Camaçari, o projeto Baú das Artes, cuja meta é capacitar 30 educadores de cinco escolas da rede municipal para utilizar jogos, brincadeiras e atividades artísticas no processo educacional. A iniciativa, que vai beneficiar 1.663 estudantes da rede municipal, funciona como um recurso pedagógico. Cada baú é um verdadeiro tesouro educativo, recheado de livros, jogos, materiais de pintura, instrumentos musicais e outras ferramentas lúdicas que auxiliam os professores a abordar temas como trabalho, consumo, pluralidade cultural e ética, de forma leve, divertida e significativa.
“Acreditamos que o Baú das Artes, ao levar arte, leitura e ludicidade para nossas crianças, contribui de forma significativa para a formação integral dos estudantes. Ao estimular a criatividade, o protagonismo infantil e o desenvolvimento do senso estético, o projeto fortalece a formação cultural e cidadã”, destacou Alexandra Pereira da Silva, diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Camaçari, no evento de lançamento, na Escola Angiolina Teixeira de Souza.
O Baú das Artes é uma realização da Evoluir, com patrocínio da Braskem, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. Nesta edição, o projeto vai atender cinco escolas: Escola Angiolina Teixeira de Souza (no bairro de Piaçaveira), Centro Educacional Reitor Edgard Santos (Gleba A), Escola Municipal Professora Marcelina Bispo da Silva (Monte Gordo), Escola Experimental Professora Marina Tavares Cardoso (Gleba E) e Escola Monteiro Lobato (Camaçari de Dentro).
“Patrocinar esse projeto é uma forma de contribuir diretamente para o desenvolvimento integral das crianças das comunidades vizinhas às nossas operações, oferecendo a elas oportunidades de aprender, se expressar e interagir de maneira criativa e lúdica”, afirma Ruth Oliveira, analista de Relações Institucionais da Braskem. “Cada baú entregue a uma escola carrega mais do que livros, jogos e materiais artísticos – carrega a possibilidade de descobertas, de sonhos e de novas formas de olhar o mundo”, complementa.
“O projeto Baú das Artes está alinhado com pesquisas recentes na área da educação, que demonstram como o ensino lúdico contribui significativamente para a aprendizagem. Em meio a uma rotina intensa e cheia de demandas, o Baú oferece suporte aos professores, ajudando-os a planejar aulas mais interessantes e conectadas com o cotidiano das crianças. Por meio de atividades estruturadas e materiais de apoio, o projeto impulsiona o potencial de cada educador e promove experiências que fazem sentido na vida dos alunos", destaca Taciana Begalli, coordenadora pedagógica do projeto.