O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari/Cofic realizou, com sucesso, o Simulado na Comunidade em Camaçari, no bairro Mangueiral (11 de novembro) e em Dias d’Ávila, no bairro Entroncamento (13 de novembro). Sob a coordenação da Defesa Civil, o treinamento contou com a participação de cerca de 700 pessoas nos dois municípios. O simulado faz parte do Plano de Emergência do Polo na Comunidade (PEC) do Polo de Camaçari, que tem por objetivo preparar os moradores das comunidades vizinhas para agir com segurança em situações de emergência que exijam o deslocamento de pessoas de uma área de risco para pontos seguros.
Durante a simulação, foi criado um cenário de emergência nível 4 (que significa risco potencialmente alto de atingir comunidades próximas ao Polo), o que exigiu a evacuação de moradores da comunidade e o deslocamento de áreas de risco para pontos de encontro seguros. O treinamento contou com o apoio técnico e logístico de diversos órgãos municipais e estaduais, que atuaram de forma integrada, orientando os moradores, controlando o trânsito, prestando apoio nas rotas de deslocamento e reforçando as medidas de segurança.
A equipe da Defesa Civil dos dois municípios e os voluntários do Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec) estiveram lado a lado orientando os estudantes e demais moradores sobre como proceder e se deslocar com segurança para os pontos seguros. O Samu explicou como acionar o órgão e alertou para a questão dos trotes. O Pame fez uma demonstração de atendimento de emergência, usando como exemplo uma situação de engasgo em uma criança e em um adulto.
“A participação integrada dos órgãos públicos e parceiros foi o ponto alto para o excelente resultado que alcançamos na realização dos dois simulados este ano”, afirmou Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC. Ele destacou a condução da Defesa Civil dos dois municípios, que colocou toda a sua equipe em campo, assim como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, as secretarias municipais de Educação e de Saúde, além do Samu, da Superintendência de Trânsito e Transporte Público, responsável pelos bloqueios das vias, e ainda a Polícia Rodoviária Estadual e a Concessionária Bahia Norte, que atuaram na interrupção do tráfego no trecho da rodovia BA O93 no bairro de Entrocamento, em Dias d’Ávila. Também destacou o apoio do posto de saúde, localizado próximo ao ponto de encontro seguro.
Simulado em Camaçari
Em Camaçari, além do engajamento dos moradores do bairro Mangueiral, também participaram do simulado (11 de novembro) as equipes da Escola Municipal Joana Angélica, da Escola Ebenézer e da Creche do Mangueiral, que realizaram a evacuação completa das unidades de ensino, conduzindo alunos, professores e colaboradores de forma segura até os pontos de encontro.
“Essas ações são essenciais para que todos saibam como agir em caso de emergência. É um treinamento que salva vidas e reforça o compromisso da Defesa Civil com a segurança da população”, afirmou Almir dos Reis Garcia, coordenador da Defesa Civil de Camaçari. Ele destacou ainda que “o simulado é fundamental para fortalecer a cultura de prevenção e a integração entre poder público, empresas e comunidade”.
Simulado em Dias d’Ávila
Em Dias d’Ávila, o Simulado na Comunidade (13 de novembro) contou com a participação de estudantes das escolas municipais Claudionor Simões e Laura Folly, além do Cetep - Centro Territorial de Educação Profissional (envolvendo alunos do curso técnico de Segurança) e da empresa GLV Graciliano (especializada em limpeza de tanques de produtos químicos). Os moradores do bairro de Entroncamento também participaram ativamente do treinamento.
“A realização de simulados é necessária para que as pessoas estejam aptas a saber o que fazer em momentos de emergência. É importante também para os órgãos públicos entenderem como se organizar em uma situação de emergência que necessite evasão das pessoas”, afirmou Sérgio Anthony, coordenador da Defesa Civil de Dias d’Ávila. Ele informou que deslocou toda sua equipe para os “pontos sensíveis”, especialmente para as escolas, e ressaltou a importância do envolvimento das crianças: “Coordenar adultos em uma situação de risco é diferente de coordenar crianças e jovens. O envolvimento das escolas no treinamento é importante para a formação dos estudantes na cultura de segurança”.
Plano de Emergência na Comunidade
O Plano de Emergência na Comunidade (PEC) integra o programa de prevenção e resposta a emergências das empresas do Polo, coordenado pelo Cofic – Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, para as comunidades localizadas no entorno do complexo industrial. O simulado conta com a participação efetiva do Nudec e do Conselho Comunitário Consultivo do Polo. Formado por 60 voluntários residentes em bairros de Camaçari e Dias d´Ávila, próximos ao complexo industrial, o Nudec tem por objetivo dar suporte ao PEC, mas sua atuação vai muito além: seus integrantes hoje atuam como agentes multiplicadores e tranquilizadores nas questões que envolvem saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade.
Mais informações sobre o PEC estão disponíveis no site: www.coficpolo.com.br/pec